A exibição acontece no dia 30/09, às 19h30, no Consistório da Unisanta.
Estudantes do quarto ano de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade Santa Cecília (FaAC /Unisanta) apresentam, no próximo dia 30 de setembro, o curta-documentário “Eu, Orgulho de Ser”, como parte da programação da 14ª Semana da Diversidade Sexual de Santos.
A sessão acontece das 19h30 às 21h, no Consistório da universidade (localizado no Bloco M), seguida de um bate-papo com a professora Patrícia Gorisch. Pós-doutora em Direito, docente da Unisanta e pesquisadora nas áreas de direitos humanos, saúde e migração, é cofundadora de organizações humanitárias. A conversa abordará a importância da diversidade no meio acadêmico.
A obra é resultado da disciplina de Produção de Documentários e foi desenvolvida ao longo de três meses por Miguel Araujo, Isabella Santos, Sabrina Carvalho Campos e Thiago Scorvo Filho, sob a orientação dos professores Me. Eduardo Rajabally e Dr. Edison Delmiro.
As gravações ocorreram em instituições, organizações e residências, escolhidas pelos próprios entrevistados. O grupo foi responsável por todas as etapas do processo, como roteirização, ajustes, edição, cortes e legendagem até a entrega final.
O documentário propõe uma reflexão sobre representatividade e identidade de gênero, assuntos ainda cercados por preconceitos e desafios na sociedade. Segundo Miguel Araujo, a escolha do tema surgiu do desejo de incluir a comunidade LGBTQIA+ no contexto acadêmico e abordar a representatividade em seus trabalhos.
“Quando recebemos a proposta de produzir um documentário, decidimos trazer esse tema de uma forma que não fosse estereotipada ou genérica, mas sim mostrando experiências reais, com leveza, e evidenciando que cada pessoa tem sua própria trajetória única. E era um desejo pessoal meu abordar a comunidade queer nos meus trabalhos do último ano da faculdade como forma de me representar também”, conta.
Inicialmente, a proposta era explicar o significado de cada letra da sigla LGBTQIA+, mas, durante a produção, a equipe optou por dar protagonismo às histórias individuais. O resultado reúne depoimentos de Carlos Dimitri, Taiane Miyake, Manuela Andrade, Rafael Domingos, Mayara Natale e Eduardo Ferreira, que compartilham suas vivências de descoberta, aceitação, luta e orgulho.
A seleção dos entrevistados, foi feita a partir da participação de Miguel na Assembleia Geral do Conselho de Diversidade de Santos, onde apresentou o projeto e obteve apoio e a divulgação. “Recebemos quase 20 inscrições de pessoas interessadas, tanto de membros do Conselho quanto de fora. Precisamos reduzir esse número por conta do tempo de duração do documentário, mas ficamos muito felizes com a receptividade e com a quantidade de pessoas dispostas a compartilhar suas histórias”, diz o estudante.
Sobre a Semana da Diversidade
Com o tema “Envelhecer LGBT+: memória, resistência e futuro”, a 14ª Semana da Diversidade é um espaço que convida para o diálogo e à valorização da diversidade na cidade de Santos. O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Políticas LGBT (ConLGBT), em parceria com a Coordenadoria da Diversidade Sexual (Codiver), vinculada à Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), e conta com apoio de secretarias municipais e parceiros institucionais.
A edição deste ano reunirá diferentes vozes, culturas e experiências para abordar o envelhecimento da população LGBT+ com foco em representatividade, direitos e perspectivas para o futuro.
Para Miguel, participar da Semana da Diversidade de Santos é um marco no encerramento da graduação. “É um momento incrível. Poder participar da Semana da Diversidade não significou apenas apresentar um trabalho universitário, mas ter nosso documentário reconhecido em um evento de grande relevância para a cidade. Foi gratificante ver o projeto ganhar essa proporção e saber que ele pode contribuir para o debate sobre diversidade. Para mim, que estou concluindo a faculdade, foi ainda mais especial ver como nossa produção pode gerar impacto real”, finaliza.
A programação completa está disponível neste link.