Um protocolo de cooperação entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta), no Brasil, e a Egas Moniz School of Health & Science, em Portugal, está em fase de desenvolvimento e promete ampliar as oportunidades de intercâmbio acadêmico e científico, com ênfase em áreas estratégicas como educação, saúde, ciência e sustentabilidade.
As tratativas foram iniciadas durante visita da presidente da Unisanta, Dra. Lúcia Teixeira, à instituição portuguesa. Segundo o Dr. João Mendes, dirigente da Egas Moniz School e vice-presidente da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (Apesp), a parceria com a Unisanta integra uma política de internacionalização de ambas as instituições, reafirmando seu compromisso com a comunidade lusófona global.
Mendes também expressou entusiasmo com a cooperação, destacando a missão inovadora da Unisanta de promover o conhecimento científico, tecnológico, artístico, cultural e esportivo, formando cidadãos éticos e comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, com base em uma estrutura de sustentabilidade.
A presidente Lúcia lembrou que a Unisanta mantém intercâmbio há vários anos com outras instituições portuguesas, como a Universidade de Coimbra, enviando seus estudantes para intercâmbio na instituição portuguesa. A parceria integra o edital do convênio de Mobilidade Estudantil para atividades de ensino, pesquisa e extensão entre a Unisanta e a Universidade de Coimbra.
Internacionalização – A Unisanta também mantém convênios internacionais com instituições de ensino superior de diversos países, fortalecendo a troca de experiências acadêmicas e culturais. Entre eles estão: Argentina (Universidad Abierta Interamericana), Costa Rica (Universidad Nacional), Ucrânia (Luhansk Taras Shevchenko National University), Colômbia (A Nau Ciranda Sinparedes), Espanha (Universidad de La Rioja, Universidad de Cádiz, Universidad de Sevilla e Universidad de Almería); Itália (Università degli Studi di Roma Tor Vergata) e Portugal (Coimbra, Lisboa e Nova de Lisboa).