No dia 27 de junho, a equipe de professores e alunos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) promoveu uma aula aos participantes do “Clube da Natureza”, projeto que realiza atividades com o objetivo de proporcionar às crianças mais conhecimento e contato com a natureza. Os visitantes também puderam conhecer a Sala de Situação de Recursos Hídricos da Baixada Santista – SSBS, localizada na Unisanta.

A oceanógrafa e integrante do NPH, Regina Ferreira Souza, apresentou, de forma didática e com linguagem lúdica, a importância e evolução das previsões e do monitoramento do tempo e clima. As crianças puderam aprender como os ventos, as chuvas e o mar funcionam, além de compreenderam a importância de se observar os fenômenos da natureza.

Na aula, foi explicado que, com a ajuda de computadores, sensores, radares e satélites, os cientistas, engenheiros e técnicos que trabalham no NPH conseguem prever problemas futuros e avisar a Defesa Civil, as prefeituras e outras equipes que cuidam da segurança da população.

A Profa. Alexandra Sampaio, coordenadora do NPH e da SSBS, ressalta que ações, como as promovidas pelo “Clube da Natureza”, despertam a curiosidade pela ciência e pela natureza. “Quando as crianças aprendem como os rios, as chuvas e o mar funcionam, elas começam a se interessar mais pelo mundo ao seu redor. Isso ajuda a desenvolver o gosto pela ciência, tecnologia e meio ambiente, ajudando a criar uma cultura de prevenção desde cedo e ensinando que é melhor se preparar do que correr riscos depois”.

A profissional ainda explica que essas atividades inspiram a formação de futuros profissionais e cidadãos conscientes. “Ao conhecer esse tipo de trabalho, as crianças podem se imaginar fazendo parte disso no futuro. Também aprendem a valorizar a água e o meio ambiente, entendendo a importância de preservar rios, mares e o clima. Ensinar esses conteúdos, de forma leve e divertida, é plantar sementes de consciência e cuidado que certamente vão florescer no futuro”.

As organizadoras do Clube da Natureza são Carina Sens, pedagoga, e Gabriela Barros, bióloga. Elas iniciaram o projeto com seus próprios filhos e um grupo pequeno com algumas amigas. Com o tempo, passaram a organizar as atividades de uma forma mais estruturada, com um planejamento das aulas. Hoje trabalham com cerca de 50 famílias, incluindo crianças de diferentes idades.

“Este ano, quisemos estudar sobre meteorologia com as crianças; ano passado já tínhamos abordado alguns assuntos que iam casar com esse conhecimento. Começamos a pensar em quem faz as previsões aqui na Baixada Santista e chegamos no NPH. A equipe adaptou muito bem e foi ótimo, as crianças aprenderam bastante e fizeram bastante perguntas”, destacou Carina.

Para mãe e participante do Clube, Pricilla Licetti, a atividade foi importante para um maior aprendizado de seus filhos acerca do tema. “Além de conhecer a estrutura da Universidade, que eu fiquei impressionada, foi interessante para as crianças terem esse contato com a parte educacional, aprendendo todas as informações que foram passadas, a partir de uma visão diferente. A maneira com que o assunto foi abordado, as figuras e a forma que a palestrante direcionou,  foram bem pedagógicas, gravei e em casa a gente vai ver de novo para eles conseguirem absorver tudo”.