No quinto e penúltimo dia de finais, a equipe Principal da Natação Unisanta conquistou mais medalhas no Troféu Maria Lenk 2025, que serve de seletiva para o Mundial de Singapura. No total, foram seis medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e um bronze, além de um índice garantido para o Mundial de Singapura.
As disputas seguem até dia 26 de abril, no Rio de Janeiro.
Nos 50m livre, o reforço Guilherme Caribé (21s46) confirmou o índice para o Mundial de Singapura – que já tinha sido conquistado pela manhã na etapa eliminatória com 21s93 –, faturou a medalha de ouro e se tornou o nadador mais rápido do mundo nesta prova em 2025.
Além disso, Caribé também se tornou o terceiro nadador brasileiro mais rápido nos 50m livre. O ceciliano comentou sobre sua performance.
“Uma prova bem decidida no detalhe, né? Então, estou bem feliz. Era algo que eu estava buscando há bastante tempo. É bem gratificante nadar os melhores tempos da minha vida nesse momento. Me deixou bem animado para o Mundial de Singapura”, analisou o ceciliano.
Nos 200m medley, uma dobradinha ceciliana. Com 2m14s32, Naná Almeida conquistou o primeiro lugar, enquanto Gabi Roncatto (2m14s49) faturou a medalha de prata.
A ceciliana Naná Almeida comentou sobre o conforto que ela sente ao nadar essa prova.
“Gosto de dizer que o medley é a minha prova comfort. O medley é isso pra mim, mesmo não sendo a competição que eu esperava, que eu treinei. O medley é aquela prova que eu tenho no meu coração, que sei muito bem nadar. E a minha dificuldade maior é o peito, então sei que eu tenho que abrir mais forte e no final só sustentar e conseguir o meu máximo”, comemorou Naná.
Pela etapa feminina dos 50m livre, Stephanie Balduccini faturou a medalha de prata, com 25s24. Na mesma prova, Deyse Barbosa (25s79) alcançou a oitava colocação.
Nos 200m borboleta, a ceciliana Mafe Costa garantiu o segundo lugar, ao nadar em 2m13s93. Na categoria masculina, Léo de Deus conquistou a medalha de bronze (1m58s91).
Ao final do penúltimo dia de disputas, a Unisanta ocupa a segunda colocação, com 1.64,50 pontos.
A equipe ceciliana volta para o sexto e último dia de provas classificatórias neste sábado (dia 26), a partir das 9h, horário de Brasília. As eliminatórias e finais são transmitidas pelo canal no youtube Swim Channel, Canal Olímpico do Brasil e SporTV.
Confira os ganhadores:
Índices para o Mundial de Singapura
Ouro – Guilherme Caribé – 50m livre
Medalhistas
Ouro – Naná Almeida – 200m medley
Prata – Gabi Roncatto – 200m medley
Prata – Stephanie Balduccini – 50m livre
Prata – Mafe Costa – 200m borboleta
Bronze – Léo de Deus – 200m borboleta
A Unisanta, única potência educacional da natação brasileira, é beneficiada com recursos aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, através do Projeto Natação Unisanta – Fase 4 – 1º Ano do Ciclo Olímpico 2028, processo n° 71000.028057/2024-05 e tem como investidores a Brasil Terminal Portuário, Eldorado Brasil, Porto Itapoá, BTG Pactual, Banco Safra e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; mais a Copersucar e Fupes.