Créditos: Satiro Sodré/CBDA

No terceiro dia de finais, a equipe Principal da Natação Unisanta entrou para a história do Troféu Maria Lenk 2025, que serve de seletiva para o Mundial de Singapura. No total, foram cinco medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e um bronze, dois índices garantidos para o Mundial de Singapura e três novos recordes estabelecidos.

As disputas seguem até dia 26 de abril, no Rio de Janeiro.

Créditos: Satiro Sodré/CBDA

Nos 100m livre, a Unisanta fez história. Com 53s87, Stephanie Balduccini conquistou o ouro e o índice para o Mundial de Singapura, além de estabelecer o novo recorde sul-americano e brasileiro e entrar no top 11 nadadoras mais rápidas do mundo na prova em 2025. Na etapa masculina, o reforço Guilherme Caribé fez 47s10 e se tornou o nadador mais rápido do mundo nos 100m livre em 2025, além de conquistar o primeiro lugar, o índice para o Mundial de Singapura e o recorde do campeonato.

Emocionada após os recordes e índice para o Mundial de Singapura conquistado, a ceciliana Stephanie Balduccini comentou sobre sua melhor marca pessoal na prova.

“São três anos esperando para nadar 53s, se não mais que isso. Essa vai ser para o meu técnico que me ajudou a construir a minha confiança de volta. Estou muito feliz mesmo”, comemorou a nadadora.

O novo integrante da Unisanta, Guilherme Caribé expressou sua felicidade após o recorde e índice para o Mundial de Singapura.

“Estou bem realizado e feliz. Era o que eu estava buscando há quase dois anos e meio. Fico feliz de voltar na piscina que eu nadei meu 47s e fazer outra melhor marca pessoal. É bem gratificante”, analisou o ceciliano.

Mais medalhas
A prova dos 400m medley rendeu mais uma medalha para a Unisanta, dessa vez com Gabi Roncatto, que fez 4m50s80 e conquistou o primeiro lugar.

Após o ouro, a ceciliana Gabi Roncatto comemorou e comentou sobre a prova dos 400m medley e seu atual foco na natação.

“O nado livre acaba sendo o meu ponto forte. Já comentei isso algumas vezes, o medley acabou sendo um pouquinho deixado de lado. Já estou ficando velha, então o meu foco hoje é inteiro para os 400m livre, mas eu fico feliz de poder representar bem nos 400m medley. Fico feliz de estar nadando bem”, concluiu Gabi.

Nos 50m peito, mais uma conquista ceciliana. O nadador Henrique Borges faturou a medalha de prata, após nadar 27s86. O também ceciliano Evandro Silva (28s24) ficou na oitava colocação.

Também nos 100m livre, Mafe Costa nadou 55s68 e garantiu a medalha de bronze, enquanto Naná Almeida (56s55) ficou em oitavo lugar. Pela categoria masculina, Marco Júnior alcançou a sétima posição, com 49s16.

Ao final do terceiro dia de disputas, a Unisanta ocupa a segunda colocação, com 961,50 pontos.

Etapa de quinta-feira
A equipe ceciliana volta para o segundo dia de provas classificatórias nesta quinta -feira (dia 24), a partir das 9h, horário de Brasília. As eliminatórias e finais são transmitidas pelo canal no youtube Swim Channel, Canal Olímpico do Brasil e SporTV.

Confira os ganhadores:

Índices para o Mundial de Singapura
Ouro – Stephanie Balduccini – 100m livre
Ouro – Guilherme Caribé – 100m livre

Medalhistas
Ouro – Gabi Roncatto – 400m medley
Prata – Henrique Borges – 50m peito
Bronze – Mafe Costa – 100m livre

A Unisanta, única potência educacional da natação brasileira, é beneficiada com recursos aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, através do Projeto Natação Unisanta – Fase 4 – 1º Ano do Ciclo Olímpico 2028, processo n° 71000.028057/2024-05 e tem como investidores a Brasil Terminal Portuário, Eldorado Brasil, Porto Itapoá, BTG Pactual, Banco Safra e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; mais a Copersucar e Fupes.