Autoridades da Unisanta e lideranças do Confea e do Crea abordaram formas de colaboração para aprimorar a formação de futuros engenheiros
Na noite de quarta-feira, 16 de abril, a Universidade Santa Cecília – Unisanta recebeu o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinicius Marchese, em uma reunião que teve como objetivo fortalecer a aproximação entre a Unisanta e o sistema profissional, promovendo o diálogo sobre formas de colaboração para o aprimoramento da formação acadêmica e profissional dos futuros engenheiros.
O encontro contou com a presença das doutoras Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Unisanta; Lúcia Teixeira, presidente da instituição e do Semesp (entidade que representa as mantenedoras de ensino superior do Brasil); e do Dr. Marcelo Teixeira, presidente do Conselho de Administração. Também participaram os diretores da Faculdade de Engenharia da Unisanta, Antonio de Salles Penteado e Aureo Pasqualeto.
A comitiva do sistema profissional incluiu Kita Xavier, presidente do Crea- SC; Guilherme Deonero, gerente de Fiscalização do CREA-SP; Ricardo Carvalhal, diretor de Educação do Crea-SP; e Marcos Teixeira, gestor-chefe da unidade de Santos.
Para Vinicius Marchese, a interação entre instituições de ensino e os conselhos é essencial para a formação de profissionais mais qualificados. “Não é só a aproximação dos estudantes, dos futuros profissionais, mas também com a instituição de ensino. Quando a gente vem aqui, somos recebidos pela professora Lúcia, pela professora Sílvia, pelo meu amigo Marcelo Teixeira, é justamente para perceber o que eles estão precisando, de apoio nosso, para a gente poder formar melhores profissionais”, ressalta a autoridade.
Segundo o presidente do Confea, o país precisa de mais profissionais qualificados, e a universidade Santa Cecília é uma das instituições que mais prepara os alunos para o mercado de trabalho. “A Unisanta é um caso de sucesso, de formação de profissionais de engenharia, reconhecido hoje não só no estado de São Paulo, mas no Brasil inteiro”, afirma.
Aureo Pasqualeto lembra que estreitar o relacionamento entre o conselho e a Unisanta é primordial para transformar o conhecimento técnico em soluções úteis à sociedade.
“Tem que ter uma interação muito forte para que a escola ofereça pessoas preparadas para o exercício profissional e aptas a receber essas atribuições e responsabilidades do sistema profissional. A vinda do presidente do Confea é uma grande alegria porque a universidade já tem mais de 50 anos de ensino de engenharia e o sistema profissional são mais de um milhão e cem mil profissionais do Brasil todo. Tudo vai ao encontro do interesse da sociedade, que vai receber profissionais bem formados e habilitados para o exercício da profissão”, explica o diretor.
Durante a visita, os representantes do Confea e do Crea conheceram as instalações do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH/Unisanta), referência em pesquisa e inovação tecnológica.