A Alta Direção da Universidade Santa Cecília – Unisanta assinou, nesta segunda (7/4), o termo de cooperação técnico-científica com a empresa Vip Expurgos Inspeções Fitossanitárias Ltda. A parceria tem como objetivo a análise química de amostras de hipoclorito de cálcio, recebidas pela empresa no Porto de Santos, que serão encaminhadas aos laboratórios acreditados da Universidade para exame de pureza.
Essa colaboração oferecerá aos alunos dos cursos de Engenharia e Ciências Biológicas uma experiência prática, aproximando-os da realidade do mercado de trabalho durante sua formação acadêmica.
De acordo com a proprietária da Vip Expurgos Inspeções Fitossanitárias, Eudes Maria dos Anjos, a empresa está há 20 anos na área portuária e atua com Ship Sanitation, que são questões sanitárias voltada para a Anvisa.
“Essa parceria com a Universidade é muito importante, uma oportunidade única de estar junto com as tecnologias e o que está acontecendo de verdade com as pesquisas e o porto. Fico muito feliz em estar aqui fazendo essa parceria com a Universidade. Essa aliança dos ex-alunos e do porto com a Universidade é muito importante”, afirma Eudes, que é aluna do MBA em Gestão Portuária e formada no curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unisanta.
Para o diretor de Relacionamento com Empresas e de Pós-Graduação da Universidade, Prof. Dr. Rafael Pedrosa, essa integração trará benefícios acadêmicos aos alunos da Unisanta, com a possibilidade da prestação de serviços e as vivências do mercado.
“As análises serão realizadas de forma criteriosa nos laboratórios de excelência que a universidade dispõe, para que esses produtos possam entrar no nosso país certificados no que diz respeito ao seu teor de pureza. Um dos grandes diferenciais que o aluno ceciliano tem é de desenvolver experiências num período onde ele também ainda está na fase de aprendizado”.
A parceria com o mercado de trabalho também traz benefícios para a área de pesquisa da universidade. Segundo o pró-reitor Acadêmico, Prof. Fábio Giordano, “em termos de segurança mundial, você tem um perigo potencial muito grande no trânsito de todas as mercadorias e líquidos que vão dentro desses navios. A universidade é credenciada em análises de água e ambientais e vai ser muito beneficiada pelos exemplos práticos do dia a dia e por trazer na inovação as nossas novas tecnologias para que isso possa ser aplicado a essas análises. Sem contar que toda a pesquisa envolve um aprendizado, e nós estamos na universidade, um espaço onde a iniciação científica pode se valer dessa parceria, onde os trabalhos de mestrado e doutorado podem se valer dessa parceria. Isso vai ser muito importante para o crescimento dos nossos alunos”, explica.