Formado em Engenharia Química (2010) e Engenharia Civil (2018) pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), Antonio Carvalho tem consolidado uma carreira de destaque na área de perícias e avaliações de engenharia. Como perito judicial e consultor técnico, ele se tornou uma referência em avaliações e perícias nas áreas de engenharia civil, química e segurança do trabalho.

Um dos marcos de sua trajetória profissional é sua participação na elaboração da cartilha “Diretrizes Básicas para Perícias em Sinistros de Incêndio”. O material foi desenvolvido pela Câmara de Perícias do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP), em parceria com integrantes do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e a Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (Fundabom). A cartilha visa fornecer subsídios técnicos para a elaboração de laudos periciais bem fundamentados em casos de incêndio.

Antonio também é um dos autores do livro “Perícia Ambiental: expertises e abordagens ambientais”, da Câmara Ambiental do Ibape/SP, onde escreveu o capítulo “Incidência da Área de Preservação Permanente em Terreno Urbano”. O conteúdo reflete sua vasta experiência profissional e busca disseminar conhecimento de qualidade nas áreas de avaliações e perícias de engenharia e arquitetura.

Durante sua trajetória acadêmica na Unisanta, Antonio encontrou inspiração em professores como Deovaldo, em sua primeira graduação, e Nilene, na segunda. “Sou muito grato a Deus, à minha família e à base técnica que pavimentou meu caminho, e nesse contexto está a Unisanta, onde tudo começou”, destaca Antonio.

Início – Seu desenvolvimento profissional se iniciou com um estágio na Sabesp, seguido por sua entrada em um escritório de perícias de engenharia e avaliações. Posteriormente, ingressou no Ibape/SP, onde aprimorou ainda mais seus conhecimentos e passou a integrar câmaras técnicas da instituição.

Outro reconhecimento importante de sua carreira foi a publicação de um artigo na revista Pini, uma referência na engenharia. O artigo abordou o Decreto Municipal nº 63.995, que atualiza a Planta Genérica de Valores (PGV) para o exercício de 2025, impactando valores de terrenos e construções na cidade de São Paulo. De acordo com a publicação, da análise dos valores unitários das plantas de exercícios anteriores, verifica-se que a região da 25 de Março é detentora de um dos maiores valores unitários de metro quadrado de toda a Região Metropolitana de São Paulo.

Com 15 anos de atuação na área, Antonio também é fundador da Carvalho Neto Engenharia Ltda., empresa especializada em avaliações e perícias. Membro titular do Ibape/SP e do Instituto de Engenharia (IE), ele também faz parte da Câmara de Avaliações e Meio Ambiente do Ibape/SP.