Na última terça feira (11/03), o projeto Capoeira para Todos promoveu um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A atividade aconteceu no Colégio Santa Cecília, na quadrinha do Bloco A, às 19h.
O evento foi inteiramente comandado e ministrado pelas mulheres que fazem parte do projeto Capoeira para Todos, sendo divido em 3 partes. Inicialmente, foi realizada uma oficina de capoeira, que ensinou os fundamentos básicos da luta.
Em seguida, as mulheres que fazem parte do projeto compartilharam suas experiências, destacando a importância da capoeira em suas vidas, além de abordar a contextualização histórica das mulheres nesse esporte.
O evento foi uma oportunidade para o fortalecimento do protagonismo feminino na capoeira, mostrando o papel das mulheres dentro dessa arte marcial. A presença de autoridades, como a vice-prefeita Audrey Kleys, também refletiu o reconhecimento e apoio à importância da capoeira no empoderamento feminino.
Para Audrey, o evento representa um movimento de inspiração e incentivo para que mais mulheres se envolvam em atividades que transformam vidas, como a capoeira. “O esporte dá uma energia incalculável para tudo o que queremos fazer, e a capoeira inclui, abraça, acolhe, encanta, motiva e transforma vidas. Então, devemos apoiar cada vez mais iniciativas como esta, para informar o quanto isso é importante para mudar as nossas vidas. Parabéns pelo evento”.
A Secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos da cidade de Santos, Nina Barbosa, também participou do evento e ressaltou o impacto transformador da capoeira na sociedade. “A importância deste evento já nasce do propósito do professor Márcio de sempre usar a capoeira como um instrumento de transformação social. Quando falamos sobre a mulher, estamos falando da base da família e de tudo o que a envolve. É impressionante o poder [da capoeira] em tocar o interior das pessoas. E aqui não estamos falando só de mulheres, mas também de crianças, jovens e idosos”.
Para encerrar, todos os presentes foram convidados a participar de uma grande roda de capoeira. O evento, aberto ao público e coordenado pelos professores Márcio Rodrigues dos Santos (Mestre Márcio) e Vanessa Peres, teve como ingresso a doação de um produto de higiene ou limpeza para o projeto e para ONGs afiliadas.
Confira as fotos do evento: