O Dia da Contabilidade é comemorado anualmente em 25 de abril para homenagear os profissionais que controlam, planejam e coordenam as finanças das instituições.
Saiba mais!
Como surgiu o Dia da Contabilidade?
O Dia da Contabilidade comemora-se anualmente em 25 de abril. Idealizaram a data para homenagear os profissionais responsáveis pelo controle, planejamento e coordenação financeira das instituições.
A regulamentação da profissão ocorreu anos depois, com o Decreto n.º 20.158, de 30 de junho de 1931, que oficializou as Ciências Contábeis no Brasil. Já a instituição oficial da data aconteceu em 23 de maio de 1979, por meio da Lei Estadual n.º 1.989.
Inicialmente, chamavam a data de Dia do Contabilista, mas, em abril de 2012, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou substituir o termo por “Profissional da Contabilidade”, consolidando a celebração como Dia da Contabilidade.
Qual é a importância do Dia da Contabilidade?
A data é uma forma de valorizar os profissionais da área e reconhecer sua contribuição para o desenvolvimento econômico do país. Além disso, a data reforça a importância da capacitação contínua e da ética profissional no setor.
É fundamental destacar que a Contabilidade desempenha uma das funções mais essenciais para o funcionamento de qualquer organização, seja pública ou privada. Ela garante a transparência financeira, auxilia na tomada de decisões e contribui para a sustentabilidade econômica das instituições.
Ciências Contábeis na Unisanta
O curso de Ciências Contábeis direciona-se aos estudantes interessados em organização e com habilidade numérica. Por conta da gama de oportunidades de atuação nesta área, a graduação proporciona o desenvolvimento de competências essenciais para o profissional.
Além disso, os alunos têm se destacado consistentemente nos Exames de Suficiência exigidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), alcançando taxas de aprovação próximas a 100%, mesmo antes de concluírem o curso, em contraste com a média nacional de 35%.
O curso foi o 1.º da região e 7.º do estado de São Paulo entre públicas e particulares e 13.º do país entre as instituições de ensino particulares no Ranking Universitário Folha de S. Paulo – RUF 2024.
Confira mais aqui.