Com 17 anos, Melissa já acumula conquistas nacionais e internacionais na patinação artística e agora se prepara para a Copa das Américas, que ocorrerá em Orlando, EUA.

A atleta Melissa Passarelli, uma das mais promissoras patinadoras artísticas do Brasil, é a mais nova aluna do curso de Educação Física da Universidade Santa Cecília (Fefesp/ Unisanta). Atualmente, a patinadora está se preparando para ser uma das representantes do Brasil no Americas Cup Championship of Clubs, que acontece de 19 a 23 de janeiro, em Orlando, Estados Unidos. Será a primeira competição em que Melissa participará com o apoio da Unisanta.

A decisão de ingressar na instituição, especificamente na Fefesp, foi motivada pela sólida reputação do curso no mercado de trabalho e no meio esportivo, com a presença de vários atletas renomados ao longo dos anos. Para Melissa, a faculdade oferece o suporte necessário para conciliar sua trajetória no esporte com uma formação acadêmica de alto nível.

“A Unisanta é reconhecida pela excelência no curso de Educação Física e já formou vários outros atletas de ponta. Acredito que vai me ajudar muito em ambos os aspectos, com professores excelentes e uma boa estrutura, me ajudando a crescer como estudante e como atleta, sempre buscando o equilíbrio entre as duas áreas”, ressalta Melissa.

Durante os quatro anos de curso, Melissa terá a oportunidade de conhecer e experimentar as diversas áreas de atuação do educador físico, usufruindo de uma infraestrutura completa e de um corpo docente especializado. A nova rotina será desafiadora, mas a atleta já está habituada a conciliar os estudos com a intensa agenda de treinos e competições.

“Estou na seleção brasileira desde os nove anos, assim aprendi a administrar minha rotina corrida para que o esporte não atrapalhe meus estudos. Na Unisanta, eu espero me aprofundar cada vez mais para aprimorar minhas habilidades como atleta, aplicando tudo que aprenderei diretamente na minha rotina de treinos”, comenta.

Melissa Passarelli, a “Menina do Laço”

Conhecida como “Menina do Laço”, um apelido carinhoso que surgiu durante um treino em alusão ao laço que sempre usa no cabelo, Melissa iniciou sua jornada no esporte aos 4 anos e competiu pela primeira vez aos 8. Desde então, tem se destacado em competições nacionais e internacionais.

Com apenas 9 anos, a atleta foi convocada para a seleção brasileira e conquistou seu primeiro pódio no Campeonato Sul-Americano, ficando em terceiro lugar no Free Dance. Ao longo dos anos, acumulou importantes resultados, como o 3º lugar no Campeonato Pan-Americano, no Troféu Brasil e no Campeonato Brasileiro de Patinação Artística. Em 2023, destacou-se no Artistic International Series, em San Juan, Argentina, ao conquistar o 3º lugar na categoria Livre Juvenil. No ano seguinte, ficou com a terceira colocação na Categoria Júnior de Dança, do mesmo campeonato.

Além de seus feitos esportivos, Melissa também se destaca pelo seu forte envolvimento com a comunidade. Entre 2018 e 2019, ofereceu aulas de patinação para crianças da Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão, e teve seu trabalho voluntário e conquistas esportivas reconhecidos pela Câmara de Cubatão, que a homenageou em 2023.

Atleta do Clube Internacional de Regatas, em Santos, a atleta está se preparando para um novo desafio: o Americas Cup Championship of Clubs, um dos maiores torneios internacionais de patinação artística que reúne patinadores de 8 a 19 anos.

A competição deste ano contará com a participação de 16 países e incluirá diferentes categorias da patinação artística, como Figuras Obrigatórias, Livre, Livre Sênior Inline, Duplas, Dança de Casais, Dança Solo e Quarteto. “Com a competição se aproximando, a rotina de treinos foi intensificada para que eu esteja ainda mais preparada para participar do campeonato da melhor forma possível”, finaliza Melissa.