Com o uso de protótipo e tecnologias, projeto busca aplicar energia eólica como opção para comunidades carentes.

A energia eólica, uma das fontes renováveis que mais cresce no Brasil, já abastece cerca de 8,6% dos consumidores do país. Com a demanda por alternativas sustentáveis, estudantes do oitavo semestre de Engenharia de Produção da Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresentaram, no dia 16 de dezembro, um projeto voltado ao fornecimento de energia limpa a comunidades carentes.

Divididos em grupos, os alunos criaram uma maquete interativa para ilustrar a aplicação da energia eólica, abordando diferentes aspectos do tema. O projeto demonstrou organização, domínio técnico e os conhecimentos adquiridos na disciplina de Planejamento e Controle de Produção II.

“Os alunos desenvolveram um protótipo de um sistema de geração de energia eólica para o abastecimento elétrico de uma comunidade carente. Tudo [foi feito] em escala adequada, utilizando motores elétricos e prototipagem 3D em laboratório”, explica o Prof. Dr. Rafael Pedrosa, responsável pelo projeto.

A maquete, construída por todos os grupos, incluía aerogeradores (turbinas eólicas integradas ao eixo de um cata-vento, que convertem energia eólica em energia elétrica), além de árvores, casas, ruas e carros em miniatura, para ilustrar a possível realidade da comunidade beneficiada.

A estudante Daniela Tomiko ressalta que o projeto foi realizado no InovFabLab da Unisanta, onde os alunos utilizaram diversas tecnologias, aplicaram a teoria aprendida no curso e trabalharam em equipe. “Nós trouxemos o que aprendemos na aula para a prática, fazendo a maquete. Nós utilizamos a impressora 3D e a cortadora a laser. Foi um projeto muito legal em que todo mundo trabalhou em conjunto. Foi uma experiência muito bacana”, finaliza.