Unisanta recebe a Semana do Offshore Paulista, organizada pela Câmara de Petróleo, Gás e Energia da ACS

37

A Câmara de Petróleo, Gás e Energia (CPGE) da Associação Comercial de Santos (ACS) realizou, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2024, a Semana do Offshore Paulista, um evento inovador destinado a profissionais, estudantes e interessados no setor offshore de petróleo e gás.

Na Universidade Santa Cecília (Unisanta), a programação aconteceu no dia 12, às 18h e às 21h, com a palestra Educação Superior: formação de profissionais para um mercado offshore competitivo.

A iniciativa reuniu autoridades, representantes do mercado e a comunidade acadêmica, criando um espaço ideal para a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para o segmento.

Segundo o professor Rafael Pedrosa, diretor de Relacionamento com Empresas da Unisanta, o evento é importante para abrir caminhos que oferecem possibilidades na área, tanto para profissionais quanto, especialmente, para acadêmicos.

“É a primeira Semana Offshore do estado de São Paulo discutida dentro da Universidade, trazendo ao contexto do mercado de trabalho da região e aos nossos alunos, especialmente muitas oportunidades de trabalho, além de discussões técnicas em alto nível, propiciadas pelos agentes deste segmento”, comenta.

Pedrosa também destaca a relevância de aproximar a academia do mercado, um dos principais objetivos da Unisanta. Segundo ele, a instituição se mantém constantemente conectada ao setor. “Essa é uma realidade da Unisanta, que costuma estar sempre próxima do mercado para o desenvolvimento de ações como essa, que a gente com certeza vai ter replicada nos próximos anos”.

Com foco em alinhar a formação acadêmica às necessidades do mercado, a Semana do Offshore Paulista aborda temas importantes para a capacitação de profissionais, destacando os desafios e as oportunidades de um setor estratégico e vital para a economia nacional.

Eduardo Varela, coordenador da Câmara de Petróleo, Gás e Energia da ACS, afirmou que a iniciativa une as empresas dos setores de petróleo, gás e energia com a mão de obra necessária para o desenvolvimento dessas atividades. Ele ressaltou a importância de mostrar o potencial de São Paulo nesse contexto, afirmando que a intenção é “trazer o mercado para enxergar São Paulo como um player de grande potencial de fornecimento, além do potencial da operação, o desenvolvimento das operações aqui e desse ecossistema”.

Sobre a Semana do Offshore Paulista 2024

O evento contou com a participação de autoridades, formadores de opinião e profissionais da área. Durante o encontro, os participantes assistiram a palestras de especialistas do setor, incluindo representantes da Petrobras e de outras grandes empresas. “Criamos esse evento para ser itinerante. Ele teve a abertura na ACS pela manhã, onde nós tivemos diversas autoridades, formadores de opinião e mão de obra, participando e assistindo a palestras de especialistas”, explicou Eduardo.

Além de proporcionar um espaço de aprendizado, o encontro também trouxe visibilidade ao polo de formação de mão de obra da região. Na sequência, o evento seguiu para o Unisanta, com foco no ensino superior.

Eduardo destacou que o setor demanda uma grande diversidade de profissionais, além dos engenheiros. “O ecossistema de petróleo e gás demanda engenheiro, advogado, fisioterapeuta, médico e por aí vai. 100% da mão de obra é demandada, porque é um universo muito grande”, comentou, reforçando a abrangência do setor.

Falando sobre o papel das universidades, Eduardo ressaltou a importância da mão de obra qualificada, especialmente na área de Engenharia. “A Engenharia é algo que é mais requisitado pela complexidade de todas as operações”, afirmou.

Ele também destacou a tradição da Unisanta, que oferece cursos de alta qualidade, incluindo o de Segurança do Trabalho, uma referência no Brasil. “O Santa tem uma tradição em relação a diversos cursos de Engenharia e tem um papel muito importante, não apenas de divulgar os seus cursos e o seu potencial, mas falar em nome de todo o estado de São Paulo, como um potencial formador de mão de obra do ensino superior”, conclui.

Confira fotos: