Alunos do Colégio Santa Cecília foram diplomados por sua atuação como Jovens Vereadores em 2024

20

No último dia 11 de dezembro, os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, Lucas Silva Puccinelli de Freitas e Daniel Augusto Silvestre dos Santos, receberam diplomas na Câmara Municipal de Santos, depois de realizarem atividades como Jovens Vereadores no ano de 2024.

Durante este período, Lucas, como vereador eleito, e Daniel, como suplente, criaram um projeto de lei para a integração dos dados do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ao Sistema Integrado de Saúde (SIA – SUS), com o objetivo de automatizar o acompanhamento e a gestão de serviços de saúde mental no município.

De acordo com o documento do projeto, a proposta busca aprimorar a gestão de saúde mental no município, permitindo um melhor acompanhamento dos pacientes atendidos pelo CAPS e facilitando a tomada de providências com base em dados corretos. A integração busca minimizar o atual risco de perda de dados e de comprometer os pacientes atendidos, garantindo que os recursos sejam designados de maneira mais eficiente e que a qualidade do atendimento seja constantemente melhorada.

Ao longo do ano, os alunos produziram requerimentos destinados à prefeitura e a outros órgãos solicitando indicações em aspectos identificados como deficientes

para que pudessem elaborar o projeto de lei. Eles foram orientados e acompanhados pelos professores do Colégio Santa Cecília, João Carlos Oliveira, docente de História, e Rafael Mucinhato, que leciona Filosofia e Sociologia.

“Um dos alunos citou o crescimento pessoal, a ajuda na desinibição, na importância e valor da opinião dele. É um ganho no sentido de se transformar, especialmente para a primeira série que está começando no ensino médio, é amadurecer em alguns conceitos, aprender a se expor, a ouvir e respeitar a ideia do outro, embora seja diferente. Eu sou um defensor desse projeto. A escola participou praticamente de todos os anos com os alunos, e eu tenho tido a alegria e a felicidade de ser quem está sempre acompanhando”, destacou o professor João Carlos.

Sobre o Projeto Câmara Jovem

O programa tem como finalidade promover a integração do Poder Legislativo com jovens estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas da cidade. Em abril deste ano, Lucas e Daniel foram eleitos os jovens vereadores para representar o Colégio Santa Cecília no projeto.

Com a chapa “Da Mudança”, criaram uma campanha e venceram a eleição realizada entre os estudantes no Colégio. Eles participarão, por um ano, do projeto promovido pela Câmara, em colaboração com diversas instituições públicas e da sociedade civil.