No último dia 11 de dezembro, os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, Lucas Silva Puccinelli de Freitas e Daniel Augusto Silvestre dos Santos, receberam diplomas na Câmara Municipal de Santos, depois de realizarem atividades como Jovens Vereadores no ano de 2024.
Durante este período, Lucas, como vereador eleito, e Daniel, como suplente, criaram um projeto de lei para a integração dos dados do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ao Sistema Integrado de Saúde (SIA – SUS), com o objetivo de automatizar o acompanhamento e a gestão de serviços de saúde mental no município.
De acordo com o documento do projeto, a proposta busca aprimorar a gestão de saúde mental no município, permitindo um melhor acompanhamento dos pacientes atendidos pelo CAPS e facilitando a tomada de providências com base em dados corretos. A integração busca minimizar o atual risco de perda de dados e de comprometer os pacientes atendidos, garantindo que os recursos sejam designados de maneira mais eficiente e que a qualidade do atendimento seja constantemente melhorada.
Ao longo do ano, os alunos produziram requerimentos destinados à prefeitura e a outros órgãos solicitando indicações em aspectos identificados como deficientes
para que pudessem elaborar o projeto de lei. Eles foram orientados e acompanhados pelos professores do Colégio Santa Cecília, João Carlos Oliveira, docente de História, e Rafael Mucinhato, que leciona Filosofia e Sociologia.
“Um dos alunos citou o crescimento pessoal, a ajuda na desinibição, na importância e valor da opinião dele. É um ganho no sentido de se transformar, especialmente para a primeira série que está começando no ensino médio, é amadurecer em alguns conceitos, aprender a se expor, a ouvir e respeitar a ideia do outro, embora seja diferente. Eu sou um defensor desse projeto. A escola participou praticamente de todos os anos com os alunos, e eu tenho tido a alegria e a felicidade de ser quem está sempre acompanhando”, destacou o professor João Carlos.
Sobre o Projeto Câmara Jovem
O programa tem como finalidade promover a integração do Poder Legislativo com jovens estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas da cidade. Em abril deste ano, Lucas e Daniel foram eleitos os jovens vereadores para representar o Colégio Santa Cecília no projeto.
Com a chapa “Da Mudança”, criaram uma campanha e venceram a eleição realizada entre os estudantes no Colégio. Eles participarão, por um ano, do projeto promovido pela Câmara, em colaboração com diversas instituições públicas e da sociedade civil.