O filme “Ser Humana”, produzido pelos alunos Bernardo Louzada, Leonardo Oliveira, Nicolas Reis e Thascilla Toreiro, aborda o equilíbrio entre a inteligência artificial e a criatividade humana

Pelo terceiro ano consecutivo, alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Santa Cecília – Unisanta conquistaram o primeiro lugar no Prêmio TV Tribuna de Publicidade 2024, na Categoria Acadêmica.

Neste ano, o tema proposto pela organização da premiação foi “A inteligência artificial é a ferramenta; a criatividade humana é a magia que transporta”, que desafiou os participantes a criarem um filme publicitário de 30 segundos para evidenciar a importância do equilíbrio entre tecnologia e imaginação.

Com o título “Ser Humana”, o filme produzido pela equipe do 4.º ano, formada por Bernardo Louzada, Leonardo Oliveira, Nicolas Reis e Thascilla Toreiro, seguiu à risca o tema e mostrou o que a Inteligência Artificial consegue fazer, suas limitações e as barreiras que somente o ser humano consegue ultrapassar.

De acordo com Nicolas Reis, a criação da campanha não se baseou apenas em uma referência, mas em várias. “Somos um grupo extremamente apaixonado pela área da comunicação, então passamos muito tempo de nossos dias assistindo a comerciais, já que todos já trabalhamos no mercado publicitário. Acredito que nossa criação seja resultado de uma soma de fatores de nosso dia a dia na profissão”, explica.

O projeto foi desenvolvido com a orientação e colaboração das docentes Audrey Duarte e Giovanna Capomaccio, que forneceram todo o auxílio necessário para a concepção da ideia. “Os alunos tiveram a liberdade em consultar vários professores do curso durante o processo. A equipe vencedora teve como mentora a Profa. Audrey Duarte, que também foi a orientadora da campanha de TCC, pois estão no último semestre do curso, são formandos em Publicidade e Propaganda”, comenta a professora Giovanna, coordenadora do curso.

Para Bernardo Louzada, o prêmio veio como uma coroação e uma forma de demonstrar a importância de falar sobre o tema proposto. “A gente está encerrando a faculdade, então isso vem como uma coroação para tudo que a gente já fez nesses anos de curso. É um tema que está em alta, né, a inteligência artificial, então a gente quis fazer uma provocação de como a gente pode usar essa ferramenta na publicidade”.

O estudante ainda complementa, citando que os docentes incentivaram todo o processo criativo. Algo que Nicolas reafirma: “Através do curso, aprendemos toda a teoria, as cores que devem ser usadas, palavras que podem ser escolhidas, e claro, os professores que nos auxiliaram”.

Criatividade, dedicação e reconhecimento

O prêmio TV Tribuna de Publicidade e Propaganda reconhece os melhores filmes da Baixada Santista e, desde a primeira edição da categoria acadêmica, em 2017, oferece aos estudantes a oportunidade de mostrar sua criatividade e habilidade em comunicação.
A Unisanta tem sido presença constante entre os finalistas e vencedores, tendo conquistado o prêmio em três ocasiões: 2017, 2022 e 2023. Segundo Giovanna, os alunos vencedores iniciam sua trajetória profissional com um grande diferencial no currículo, o que pode ser um distintivo importante em uma análise de desempate para uma vaga disputada.

“Esse prêmio já é consolidado em nossa região, pois tem jurados de agências de publicidade nacionais, produtoras de áudio e vídeo, e veículos de comunicação. É uma oportunidade de ser avaliado por profissionais renomados e experientes, além de ter no seu portfólio de trabalho uma peça premiada”, ressalta. Ela complementa: “Esse é o resultado de muito empenho e dedicação dos alunos, professores, coordenação e toda a equipe Unisanta do curso de Publicidade e Propaganda”.

Para Nicolas, o prêmio é a certeza de que ele e os colegas têm o que é necessário para conquistar suas metas na carreira, independentemente da área que escolheram seguir. “Com essa indicação a finalistas e a tão esperada premiação, é muito bom poder ter esse reconhecimento, sentir que estamos trilhando o caminho certo na profissão e que somos capazes de sempre alcançar nossos objetivos profissionais, cada um no seu nicho”, compartilha.

O estudante, entusiasmado, ainda comenta que a sensação de ter esse reconhecimento através de um prêmio de grande relevância é “maravilhosa” e que tem “muito orgulho de poder representar a Universidade Santa Cecília em mais um ano e, dessa vez, ter o privilégio de trazer o prêmio para casa”.

Entre os 12 filmes inscritos por universidades da região para a categoria, apenas três foram selecionados para a final – sendo dois deles da Unisanta. O outro projeto finalista foi “Ideias a Dois”, criado pelos alunos do 3.º ano Ana Clara Silva Miguel, Ana Letícia Dias Ribeiro, Guilherme Santos de Carvalho, Lorena da Conceição Corrêa e Lucas de Abreu Marques.