Curso de Biblioteconomia EAD da Unisanta recebe nota máxima do MEC

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O curso de Bacharelado em Biblioteconomia, na modalidade EAD, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), alcançou a nota máxima (5) na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com os avaliadores, o desempenho reflete o compromisso da instituição com a formação de profissionais qualificados e alinhados às demandas do mercado.

Para o Prof. Dr. Marcelo Cruz, diretor da Unisanta EAD, “obter a nota 5 (máxima), num curso tradicional na modalidade presencial e em instituições públicas, como é o de Biblioteconomia, mostra a solidez, a força e a qualidade da Unisanta EAD. Os atributos estruturais de EAD, receberam, todos, a nota máxima – material didático, equipe multidisciplinar, tutoria, corpo docente, estrutura curricular, coordenação, entre outros. A nota final 5 é resultado de uma média de evidências avaliadas em 58 indicadores, sendo, portanto, muito difícil de conseguir”. O professor lembra ainda que, em 2024, Biblioteconomia é o 7.º curso EAD a obter nota máxima atribuída pelo MEC, motivo de grande alegria, orgulho e reconhecimento.

Segundo o MEC, a estrutura do curso evidencia uma organização didático-pedagógica sólida, com acessibilidade metodológica e uso de tecnologias de ponta. As aulas incluem recursos como intérpretes de Libras e o sistema DOSVOX, além de atividades síncronas e assíncronas que enriquecem o processo de aprendizagem. A interdisciplinaridade também foi destacada na análise da estrutura curricular e nas entrevistas com discentes, que elogiaram o uso de metodologias ativas como estudos de caso e laboratórios virtuais.

Para a comissão avaliadora, a integração entre gestão institucional e coordenação do curso é um diferencial. A professora mestre e doutoranda Paula de Freitas Denari, coordenadora do curso, adota estratégias de gestão com base nos resultados de avaliações internas, promovendo ações concretas de melhoria. A tradição da Unisanta, com mais de seis décadas de atuação, também foi apontada como um fator relevante para a qualidade da formação oferecida.

Outro destaque é o corpo docente, composto por professores com ampla experiência acadêmica e profissional. Segundo os avaliadores, a participação ativa dos docentes no acompanhamento de estágios e na promoção de eventos de atualização acadêmica reforça o compromisso da instituição com a formação integral dos alunos.

Durante as visitas virtuais, foram apresentados a biblioteca da universidade, que possui acervo virtual completo e salas de estudo equipadas, e os laboratórios de informática, que oferecem infraestrutura tecnológica avançada. Além disso, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado, o Moodle, é constantemente atualizado para garantir funcionalidade e acessibilidade.

O professor Marcelo Cruz, diretor de EAD, destacou a relevância do curso para demandas regionais, citando o caso de professores da rede pública de Minas Gerais que buscam a formação em Biblioteconomia para atuar em bibliotecas escolares. Essa conexão entre o perfil do egresso e as necessidades locais foi evidenciada na análise do curso e na reunião com alunos.

Os acompanhamento de egressos também foi amplamente elogiado, pois  eles são acompanhados de forma sistemática pela instituição, que mantém atualizados dados sobre suas trajetórias profissionais, locais de trabalho e conquistas. De acordo com a coordenação do curso, essa prática promove oportunidades de aprendizagem alinhadas ao perfil dos ex-alunos e às demandas do mercado. Além disso, estratégias como a participação em eventos acadêmicos e capacitações contribuem para manter os egressos conectados à universidade e em constante atualização profissional, fortalecendo sua atuação no campo da Biblioteconomia.

Segundo o MEC, a Unisanta combina tradição, inovação e uma abordagem voltada para a inclusão e a qualidade, consolidando-se como referência na educação a distância.

Confira todos os itens que obtiveram nota máxima do MEC:

Políticas institucionais no âmbito do curso
Objetivos do curso
Perfil profissional do egresso
Estrutura curricular
Conteúdos curriculares
Metodologia
Estágio curricular supervisionado
Atividades complementares
Apoio ao discente
Gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa
Atividades de tutoria
Conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às atividades de tutoria
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Material didático
Procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem
Número de vagas
Núcleo Docente Estruturante – NDE
Equipe multidisciplinar
Atuação do coordenador
Regime de trabalho do coordenador de curso
Corpo docente
Experiência profissional do docente
Experiência no exercício da docência superior
Experiência no exercício da docência na educação a distância
Experiência no exercício da tutoria na educação a distância
Atuação do colegiado de curso ou equivalente
Experiência do corpo de tutores em educação a distância
Interação entre tutores (presenciais – quando for o caso – e a distância), docentes e coordenadores de curso a distância
Produção científica, cultural, artística ou tecnológica
Sala coletiva de professores
Salas de aula
Acesso dos alunos a equipamentos de informática
Processo de controle de produção ou distribuição de material didático