O curso de Licenciatura em Educação Especial na modalidade a distância (EAD) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi avaliado com a nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC) no processo de renovação de reconhecimento, com elogios a conteúdos curriculares, corpo docente e de tutores, ambiente virtual de aprendizagem (AVA), bibliografias básica e complementar, coordenação do curso, entre outros itens avaliados.
O resultado reforça o compromisso da instituição com a excelência na formação de profissionais capacitados para atuar em uma área tão desafiadora como a Educação Especial.
“A nota máxima (5) atribuída pelo MEC ao curso de Licenciatura em Educação Especial EAD confirma o quanto a Unisanta forma futuros professores qualificados. Com um modelo didático-pedagógico bem estruturado e organizado, com uma coordenação de curso atenta e presente junto aos alunos, com um corpo docente e de tutores qualificado, a EAD Unisanta oferece um ensino diferenciado e o resultado está aí, mais uma nota máxima, agora em outro curso de grande importância para o país”, afirma o Prof. Marcelo Cruz, diretor da EAD Unisanta.
Entre os principais elogios, a comissão destacou a sólida formação proporcionada aos estudantes. Segundo os avaliadores, o curso prepara profissionais aptos a atuar na área de Educação Especial de forma inovadora e alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), atendendo às demandas do mercado de trabalho e às necessidades locais e regionais. A matriz curricular, cuidadosamente organizada, contempla temas fundamentais como educação ambiental, relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. Além disso, o curso supera os requisitos mínimos de atividades práticas, oferecendo 440 horas de experiências que incluem seminários, brinquedotecas e vivências pedagógicas em diferentes modalidades de ensino, como Educação Básica, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Outro ponto de destaque foi o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ferramenta fundamental no formato EAD. A plataforma Moodle, utilizada pela Unisanta, recebeu conceito máximo por sua funcionalidade, acessibilidade e constante atualização, que facilitam o aprendizado dos alunos e permitem uma interação eficiente entre professores, tutores e estudantes, com recursos interativos, videoaulas e acompanhamento contínuo do progresso dos alunos.
A infraestrutura também foi amplamente reconhecida. Embora seja um curso a distância, os estudantes têm à disposição laboratórios de informática modernos, bibliotecas físicas e virtuais com acervos atualizados e brinquedotecas físicas e virtuais. A biblioteca virtual, por exemplo, funciona 24 horas por dia e inclui ferramentas de acessibilidade que permitem o acesso de todos os estudantes aos materiais necessários para sua formação.
Outro quesito que chamou a atenção da comissão avaliadora foi a atuação dos tutores. O curso conta com uma equipe de tutoria altamente qualificada, composta por pedagogos e especialistas com formação de nível superior e pós-graduação em áreas relacionadas à Educação. Os tutores exercem um papel fundamental no processo de mediação pedagógica, acompanhando os alunos de forma próxima e personalizada, mesmo no ambiente virtual.
Os tutores não apenas auxiliam na resolução de dúvidas e na condução das atividades, mas também incentivam os alunos a irem além do ambiente virtual. Relatos dos próprios estudantes destacaram como essa equipe os motiva a buscar experiências complementares, como visitas à instituição, participação em projetos de iniciação científica e envolvimento em editais como o Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Essa abordagem humanizada foi um dos pontos destacados no relatório do MEC, que reforçou a importância da tutoria para a construção de uma experiência formativa rica e completa.
O corpo docente e a coordenação do curso foram igualmente reconhecidos como excelentes pelos avaliadores. Os professores, com ampla experiência na área da Educação Especial, são incentivadores do pensamento crítico e da autonomia discente, além de promoverem pesquisas científicas relevantes para a área. Já a coordenação, liderada pela professora Lucimara, destacou-se pela proximidade com os alunos e pela gestão eficiente do curso, contribuindo para a articulação entre tutores, docentes e estudantes.
A organização didático-pedagógica da Unisanta é outro fator que demonstra a qualidade do curso, de acordo com o relatório do MEC. Com uma estrutura que une teoria e prática, o curso garante uma formação completa e acessível. Os estágios supervisionados, as atividades complementares e o acompanhamento contínuo por meio de avaliações institucionais permitem ajustes e melhorias constantes no processo de ensino.
A nota máxima do MEC reflete não apenas a excelência acadêmica, mas também o compromisso da Unisanta com a formação de profissionais que possam transformar a realidade da Educação Especial no Brasil. A combinação de um currículo robusto, infraestrutura de qualidade e uma equipe de tutores e professores engajada coloca o curso como uma referência no país.
Confira os quesitos que conquistaram nota máxima:
Políticas institucionais no âmbito do curso
Perfil profissional do egresso
Estrutura curricular
Conteúdos curriculares
Gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa.
Atividades de tutoria
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem
Número de vagas
Atividades práticas de ensino para licenciaturas
Núcleo Docente Estruturante
Equipe multidisciplinar
Atuação do coordenador
Regime de trabalho do coordenador de curso
Corpo docente
Regime de trabalho do corpo docente do curso
Experiência no exercício da docência superior
Experiência no exercício da tutoria na educação a distância
Atuação do colegiado de curso ou equivalente
Titulação e formação do corpo de tutores do curso
Interação entre tutores (presenciais – quando for o caso – e a distância), docentes e coordenadores de curso a distância
Produção científica, cultural, artística ou tecnológica
Espaço de trabalho para docentes em tempo integral
Sala coletiva de professores
Acesso dos alunos a equipamentos de informática
Bibliografia básica por Unidade Curricular (UC)
Bibliografia complementar por Unidade Curricular (UC). Considerar o acervo da bibliografia complementar para o primeiro ano do curso (CST) ou para os dois primeiros anos (bacharelados/licenciaturas)
Laboratórios didáticos de formação básica
Laboratórios didáticos de formação específica
Processo de controle de produção ou distribuição de material didático (logística)
Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)