Os alunos do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília foram medalhistas de ouro e prata na Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG. Divididos em duas equipes, os estudantes foram destaques na final da competição, que aconteceu de 14 a 17 de outubro, na Barra do Piraí, Rio de Janeiro.

Luiza Pallin, Reinaldo D’Amici e Pedro Mascaro

Com uma metragem de 253 metros no lançamento do foguete, o grupo que conquistou a medalha de ouro foi composto pelos alunos da 2.ª série: Reinaldo D’Amici, Pedro Mascaro e Luiza Pallin. Já o segundo grupo foi formado pelos estudantes da 3.ª série: Ian Pedrosa, Thomaz Soares e Felipe Coelho, que realizaram um lançamento de 232 metros, garantindo a medalha de prata.

 

Thomaz Soares, Ian Pedrosa e Felipe Coelho

Os alunos foram orientados pelo professor Fábio Quadra, que leciona as disciplinas de Matemática e de Física no Colégio Santa Cecília. “Esse grupo está me dando muito orgulho. Eles começaram o projeto todo do nada, eu fui dando algumas ideias, direcionamentos, e eles fizeram tudo”.

 

“O bom foi o empenho deles. Antes da gente participar da final eles fizeram mais de 50 lançamentos. Então, o que eu falo para eles é que a nossa prática e a nossa insistência é que vão dar a glória para gente. Foi o que aconteceu com eles e foram muito bem”, finalizou o professor.

Felipe Lozano Coelho, um dos medalhistas de prata, explicou como foi o trabalho realizado. “O desenvolvimento é mais simples do que parece, porém exige muito trabalho e muitas linhas de raciocínio diferentes do que estamos acostumados. Eu e minha equipe achamos muito divertida a questão da união e das pesquisas, e buscar sempre aprender coisas novas para melhorar o nosso projeto”.

Já Luiza Pallin, do grupo campeão, destacou como foi a sensação e o processo de conquistar a medalha de ouro. “Conseguimos o ouro, que foi muito gratificante, porque a gente passou o ano inteiro trabalhando nesse projeto, viramos noites e noites, fomos, acompanhados dos nossos pais, para praia de madrugada, para lançar, foi realmente bem complicado conseguir trazer isso para a realidade”.

Marilisa Grottone, diretora do Colégio Santa Cecília, agradeceu o envolvimento das famílias, estimulando os bons resultados na competição. “A emoção é muito grande, a satisfação dos professores, do corpo docente, os alunos são brilhantes. Eu tenho que agradecer muito às famílias que participaram ativamente do trabalho, que sem a presença delas, não ia acontecer, porque eles tinham que fazer lançamentos de madrugada”.

Christian Miranda, pai do aluno Ian Miranda, ressaltou o sentimento com a conquista do filho. “Agradeço muito ao Colégio Santa Cecília pela oportunidade, pelo investimento, laboratórios que foram abertos para os alunos, o InovFabLab, o Laboratório Maker. Tudo isso traz uma experiência extracurricular que ajuda muito na formação dos jovens que estão pensando no ensino superior. Fiquei muito orgulhoso desse resultado e pela a iniciativa dele (filho) de desejar participar e trabalhar em equipe”.

Os alunos foram recebidos pela Direção Superior do Complexo Educacional Santa Cecília, confira matéria da Santa Cecília TV: