Famoso na América Latina e na Europa, o futsal, criado no Uruguai na década de 1930, é amplamente praticado em todo o mundo, com milhões de jogadores, sendo uma das atividades mais populares em escolas e clubes esportivos.

Conheça mais sobre o futsal!

Como surgiu o futsal?

O futsal foi criado em 1930, em Montevidéu, Uruguai, por Juan Carlos Ceriani, um professor de educação física. Ele idealizou o esporte como uma alternativa ao futebol tradicional, para ser jogado em espaços menores e fechados, especialmente em dias de chuva.

Inicialmente, o esporte era jogado em quadras de basquete, com cinco jogadores por equipe, e rapidamente se popularizou em toda a América do Sul, em especial no Brasil.

O nome “futsal” deriva das palavras espanholas e portuguesas “fútbol de salón”, que significa “futebol de salão”. Com o tempo, o esporte se desenvolveu, criando suas próprias regras e estilo de jogo, até se tornar a modalidade oficial que conhecemos hoje.

Com o tempo, o esporte ganhou fama mundial, especialmente na América Latina e na Europa. Organizações como a Fifa e a AMF (Associação Mundial de Futsal) foram responsáveis por padronizar as regras e promover torneios internacionais, como a Copa do Mundo de Futsal da Fifa.

Hoje, pessoas praticam futsal em escolas, clubes e competições profissionais, sendo uma ótima opção para quem busca diversão ou uma carreira esportiva.

Quais são os benefícios do futsal?

Sendo uma das atividades mais populares em escolas e clubes esportivos, o futsal oferece diversos benefícios para o corpo e a mente. Conheça mais sobre esses benefícios abaixo:

1. Aumenta o condicionamento físico: Por ser um esporte de alta intensidade e rápidos movimentos, é uma excelente atividade para melhorar o condicionamento físico. As explosões curtas de velocidade ajudam a desenvolver resistência cardiovascular e força muscular.
  2. Estimula o raciocínio rápido: O esporte exige decisões rápidas, desenvolvendo o raciocínio ágil e a leitura do jogo, habilidades úteis em outros esportes e na vida cotidiana.
  3. Incentiva o trabalho em equipe: Assim como o futebol tradicional, o futsal depende muito do trabalho coletivo. A interação constante promove desenvolvimento de habilidades de comunicação, cooperação e confiança entre os membros da equipe.
  4. Ajuda na prevenção do estresse e ansiedade: A prática regular do esporte ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade por conta da liberação de endorfina e outros neurotransmissores ligados à sensação de prazer e bem-estar.
  5. Acessível e inclusivo: O futsal pode ser praticado por pessoas de diferentes idades, gêneros e habilidades. O jogo se torna mais inclusivo, permitindo que pessoas de diferentes níveis de aptidão física participem e se divirtam.
Sobre o Ginásio Poliesportivo

O Complexo Santa Cecília oferece o futsal no Ginásio Poliesportivo, que funciona como o epicentro das atividades esportivas no campus, acolhendo desde aulas práticas das faculdades até competições de alto nível. Com um histórico de sediar grandes eventos, o ginásio é um símbolo do compromisso da Unisanta com a promoção do esporte na comunidade.