Pedagogia da Unisanta alcança nota máxima na avaliação do MEC

70

O curso de Pedagogia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi reconhecido pela comissão do Ministério da Educação (MEC) com a nota máxima, atingindo o conceito 5, em uma escala de 1 a 5. O resultado, que reflete a excelência do curso em diversas dimensões, foi obtido após uma avaliação criteriosa, que identificou estratégias inovadoras e eficazes na condução pedagógica.

Entre os pontos de destaque, a comissão evidenciou a qualidade da organização didático-pedagógica, que promove a integração entre ensino, pesquisa e extensão. A matriz curricular foi considerada completa, alinhada às diretrizes nacionais para o curso de Pedagogia e voltada para a formação de profissionais capacitados a atuar em diferentes contextos educacionais. Além disso, a instituição adota mecanismos contínuos de avaliação e oferece suporte pedagógico e psicológico aos alunos, incluindo uma tutoria especializada para estudantes com necessidades especiais.

A infraestrutura do curso foi amplamente elogiada. Os avaliadores destacaram a adequação dos espaços físicos, que incluem laboratórios modernos, salas de aula equipadas com recursos tecnológicos de ponta, como computadores, acesso à Internet, TV, iluminação adequada e climatização. As salas são acessíveis, com cadeiras adaptadas para diferentes perfis de estudantes e equipamentos que garantem a inclusão.

O laboratório de informática, brinquedoteca e Laboratório de Aprendizagem são exemplos de ambientes práticos para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, além de um estúdio de TV usado para a gravação de aulas virtuais. Entre os trechos destacados pelos avaliadores neste item estão: “conta com salas de aula que atendem aos padrões de qualidade exigidos, oferecendo condições ideais de conforto e funcionalidade para estimular a aprendizagem” e possui – Equipamentos (de informática) com alto nível de conforto, estabilidade e velocidade de acesso à Internet).

Outro aspecto ressaltado foi o corpo docente, que se destaca pelo elevado grau de qualificação, com grande parte dos professores atuando há mais de seis anos na instituição A experiência dos docentes foi elogiada, pois combinam habilidades teóricas e práticas, com ampla atuação no ensino básico e superior, além de integrar núcleos como o de Educação a Distância (NEAD) e o Núcleo Docente Estruturante (NDE). Eles utilizam avaliações diagnósticas, formativas e somativas em suas práticas, assegurando o progresso contínuo dos discentes.

“Os docentes com vivência na educação básica planejam atividades que conectam essa realidade com a educação superior, alinhando-se aos objetivos formativos do curso de Pedagogia. Além disso, a experiência dos docentes no mercado de trabalho permite a ilustração de exemplos práticos que ligam a teoria à prática, promovendo a interdisciplinaridade no contexto profissional. Dessa forma, os docentes analisam as competências previstas no Projeto Pedagógico de Curso, alinhando o conteúdo abordado às demandas da futura profissão dos egressos. Conseguem identificar as dificuldades dos alunos e expor conteúdos de maneira contextualizada, com atividades que promovam uma aprendizagem significativa”, definiu a comissão em relatório.

Já a coordenação do curso é feita por um professor com titulação de mestre, dedicado em tempo integral à formação pedagógica dos alunos e “lhe permite atender os alunos, participar de reuniões institucionais, manter uma relação próxima com os docentes, além de organizar e participar de eventos. A coordenação possui ainda um plano de ação compartilhado, que abrange o desempenho e planejamento do corpo docente e das atividades do curso”.

Confirma outros itens que receberam nota máxima no Reconhecimento do Ministério da Educação:

• Políticas institucionais no âmbito do curso
• Perfil profissional do egresso
• Estrutura curricular
• Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
• Apoio ao discente
• Atividades de tutoria
• Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem
• Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
• Material didático
• Equipe multidisciplinar
• Atuação do coordenador