Os ataques terroristas que aconteceram nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001, serão tema de debate do Cine RI, projeto promovido pelo curso de Relações Internacionais da Universidade Santa Cecília – Unisanta. A atividade será realizada nesta quinta-feira (12) em dois momentos: às 8h, no Cineclube Lanterna Mágica, e às 19h, no Consistório da instituição.

Na oportunidade, os estudantes do curso assistirão ao documentário 9:11 Inside the President’s War Room, do diretor Adam Wishart. Após a exibição, o grupo participará de uma discussão sobre o assunto, a cargo da Profª. Jéssica Grassi.

Idealizado pela coordenadora do curso, a professora Verônica Scriptore Freire e Almeida, o Cine RI permite que os alunos obtenham uma nova dimensão do ensino, através de percepções de diversas áreas e uma abordagem interdisciplinar, enriquecendo sua compreensão sobre os temas abordados nos filmes e documentários.

“Este projeto visa proporcionar aos nossos alunos uma compreensão mais profunda dos problemas e desafios enfrentados no mundo contemporâneo”, afirma a coordenadora Verônica: “Ao assistir a documentários como esse, os alunos podem não apenas entender a história e o contexto, mas também refletir sobre possíveis soluções para os dilemas atuais”.

Sobre o documentário – Lançado pela Apple TV+ e BBC One em 2021, 9/11: Inside the President’s War Room explora as horas imediatamente após os ataques do ponto de vista do presidente George W. Bush e daqueles que o cercavam. O documentário inclui entrevistas com o presidente, o vice-presidente Dick Cheney, Condoleezza Rice, Colin Powell, Andy Card, Dan Bartlett, Deborah Loewer, Josh Bolten, Ari Fleischer, Karl Rove, o piloto do Força Aérea Um Mark Tillman, Ted Olson e outros.