Estudantes de Engenharia conhecem a atuação do NPH – Unisanta

Os alunos de Engenharia da Universidade Santa Cecília tiveram a oportunidade de conhecer o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH – Unisanta), na noite de terça-feira, 03 de setembro.

Durante o encontro, que fez parte da disciplina “Introdução a Engenharia Contemporânea”, ministrada pela docente Nilene Janini de Oliveira Seixas, os estudantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre as pesquisas conduzidas pelo setor, que se dedica, entre outras atividades, ao estudo dos fenômenos hidrodinâmicos no oceano costeiro, como marés, ondas e correntes.

Para isso, os pesquisadores Prof. MSc. Matheus Souza Ruiz e Msc. Oc. Regina de Souza Ferreira apresentaram as áreas de estudo e metodologias das pesquisas desenvolvidas pela equipe de professores do núcleo, bem como os resultados obtidos.

“Mostramos toda a parte principal do nosso trabalho, que são os sistemas operacionais, a previsão de nível do mar, previsão de ondas, de correntes e, principalmente, a previsão de ressacas e de chuvas extremas aqui em toda a região da Baixada Santista”, comenta Matheus, formado em Engenharia Civil na Unisanta e atuando no Núcleo desde 2014 (iniciou como estagiário).

O profissional ainda explica que é essencial o conhecimento dos alunos sobre o NPH e o trabalho desenvolvido, especialmente porque ele está ligado à defesa civil e às comunidades vulneráveis. Ele acredita que divulgar essas informações ajuda a alcançar aqueles que mais precisam e observa que, quanto mais os alunos se tornarem agentes de difusão do conhecimento, melhor será o impacto do trabalho do núcleo.

Nilene, docente do curso que acompanhou as turmas na visita, diz que essa foi uma oportunidade que pode ajudar na adaptação dos estudantes à Universidade “para eles serem incentivados a fazer as pesquisas científicas e a participar dos projetos de extensão e para estarem integrados no primeiro ano da faculdade”.

Para Alexandra F. P. Sampaio, docente e coordenadora do NPH desde 2011: “Integrar o jovem estudante de engenharia deste o início do curso às pesquisas que são desenvolvidas no NPH e que dão apoio diariamente para diversos setores como: defesas civis dos municípios, setor portuário, gestores de recursos hídricos, entre outros, é uma oportunidade para que eles também desenvolvam conhecimentos multi e interdisciplinares e habilidades técnicas que se relacionam com os desafios concretos presentes na sociedade atual.”

NPH – Unisanta: uma das áreas de atuação para a Engenharia

A interação dos estudantes da graduação com diferentes áreas de atividade proporcionadas pela Engenharia é um dos diferenciais da Unisanta. E um desses campos fica exatamente nas instalações da Instituição: O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH), localizado no Bloco M.

Com a participação de alunos dos cursos de Engenharia, como o Kauê Leocádio Gomes, que completou um ano de estágio no laboratório, o núcleo, além de contribuir para o aprimoramento da formação acadêmica, amplifica o impacto das pesquisas e o fortalecimento da comunidade desenvolvendo ferramentas para elevar a resiliência das regiões vulneráveis.

Atualmente, no oitavo semestre de Engenharia Civil, Kauê conheceu o ambiente logo quando as aulas retornaram ao presencial, mas seu caminho só o levaria às pesquisas algum tempo depois.

“Só tive a primeira exposição e entendi o que era [o NPH]. Mas no quinto semestre teve algumas matérias na Engenharia Civil voltadas para Hidrologia, para entender sobre hidráulica geral, como funciona todo o sistema dos canais de Santos, que é uma obra da engenharia maravilhosa, magnânima. E, quando eu vi isso, eles citaram existir um laboratório, o NPH, e por sorte, nesse mesmo semestre, abriu uma vaga de estágio para participar”, comenta.

A professora Alexandra ressalta: “Os alunos que fazem estágio no NPH têm contato com tecnologias aplicadas e inovadoras, como as que são capazes de simular e alertar antecipadamente o risco de ressacas do mar que podem causar inundações nas cidades costeiras. Além disso, conhecem sobre equipamentos e métodos de coleta, monitoramento e tratamento de dados ambientais e também sobre o uso de inteligência artificial nos sistemas que desenvolvemos, complementando, assim, o conhecimento teórico que vão adquirindo durante o curso, com as aplicações práticas que podem contribuir para o enfrentamento dos desafios do presente e do futuro, como as alterações climáticas, o desenvolvimento de cidades resilientes e da economia azul, por exemplo. ”

Na Unisanta, os cursos de Engenharia se destacam por suas amplas abordagens e adaptabilidade, oferecendo uma formação diversificada e flexível. A instituição é reconhecida por proporcionar um ambiente acadêmico que capacita os alunos com conhecimentos técnicos e possibilita a exploração de diferentes áreas dentro da carreira.

Essa flexibilidade no currículo é um diferencial que, segundo o aluno, é fundamental para sua experiência. “A Engenharia na Unisanta, é extremamente plural. É algo que mudou a minha vida. Quando eu entrei, vi que tem muito ramo para seguir, muito lugar para ser abraçado”, cita.

A professora Nilene acrescenta que, além disso, há a formação teórica e prática dos cursos, em que os estudantes descobrem as múltiplas facetas da engenharia. “Eles vão aprender sobre o que cada engenheiro pode trabalhar e estará executando dentro do mercado de trabalho no Brasil”, finaliza.

Conheça mais sobre as graduações de Engenharia da Unisanta:

Engenharia Civil
Engenharia de Computação