A Universidade Santa Cecília (Unisanta) é sede do Fórum Esfera(s) 2024, que acontece entre os dias 15 e 17 de agosto, em colaboração com a Prefeitura de Santos, o Instituto Arte no Dique, a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra. O fórum tem como objetivo central a disseminação de conhecimento, tendências e ideias impactantes para comunidades em todo o mundo.

O Esfera(s) 2024 conta com uma diversidade de atividades distribuídas ao longo de três dias. No pré-evento, foram realizadas visitas guiadas, minicursos e imersões culturais.

Abertura

No dia 16, a plenária geral foi realizada no Auditório do Bloco E da Unisanta, com debates e palestras de especialistas nacionais e internacionais, seguidos por performances musicais e painéis temáticos sobre inclusão, responsabilidade social, sustentabilidade e economia criativa. A abertura contou com a presença da alta direção da Unisanta, representantes da Universidade de Coimbra, além de autoridades políticas e culturais.

“Desde o primeiro momento, estamos associados à Universidade Santa Cecília para refletir sobre a importância das artes como poder transformador em diferentes áreas relativas à sustentabilidade do planeta. As artes têm essa faceta criativa e educativa, que, se bem conjugadas e comunicadas, podem envolver as comunidades. Elas têm imenso potencial para gerar novos projetos, produtos e possivelmente até ajudar na questão de responsabilidade social, combate à exclusão, saúde ambiental e outras”, afirma a coordenadora-geral do Esfera(s) e assessora do vice-reitor para Cultura da Universidade de Coimbra, Profª Drª Maria Teresa Baptista.

Para a reitora da Unisanta, Profª Drª Sílvia Ângela Teixeira Penteado, o fórum tem um grande poder transformador. “A universidade cresceu voltada ao porto e às atividades econômicas, fazendo com que, cada vez mais, a universidade possa estar ligada à autonomia da nossa cidade e região. Enfim, acredito que essa ligação público-privada com a Universidade de Coimbra, o Instituto Arte no Dique e a Prefeitura de Santos possa ser fortalecida”, destaca.

Para a presidente da Unisanta e do Semesp – entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil -, Profª Drª Lúcia Teixeira, as ações positivas têm um impacto muito grande. “A união da Universidade Santa Cecília, de Coimbra, a Arte no Dique e tantos parceiros visam justamente à promoção do ser humano através da cultura, do conhecimento, da arte. E isso não tem fronteiras”, disse a presidente.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira, as parcerias colaboram para o desenvolvimento de gerações. “Temos uma relação muito forte com entidades como o Arte no Dique, iniciada através dessa parceria com a Unisanta e o Santos Futebol Clube. Temos a Universidade de Coimbra, com a qual celebramos o convívio internacional desde os anos 80. São histórias importantes para serem registradas e renovadas através do tempo com os mesmos propósitos: de formar e dar oportunidades a tantos jovens, independentemente da idade”.

“Envolver a Universidade de Coimbra, a Universidade Santa Cecília, a Prefeitura de Santos e o Instituto Arte no Dique é realmente uma grande colaboração entre todos os participantes. Isso é muito importante para a cidade porque traz essa discussão e troca de experiências, que é o grande sentido de uma cooperação internacional. Estamos muito felizes por fazer com que o Fórum Esfera(s) seja uma realidade”, disse a secretária municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino.

O reitor da Universidade de Coimbra, Prof. Dr. Amílcar Falcão, e o vice-reitor para Cultura, Comunicação e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra, Prof. Dr. Delfim Leão, participaram da abertura de forma on-line. Entre as outras autoridades presentes, estavam Capitão de Mar e Guerra Marcus André de Souza e Silva, Capitão dos Portos de São Paulo; José Virgílio, presidente do Instituto Arte no Dique; Felipe Rocha, da Universidade de Coimbra, representando o presidente da Câmara Municipal de Coimbra; Cristina Barletta, secretária de educação de Santos; Eduardo Dias Mattos, a diretora regional de Ensino de Santos; Renata Bartarelli, diretora regional de ensino de São Vicente; José Duarte de Almeida, presidente do Centro Cultural Português; Dra. Caroline Simões Teixeira, diretora de Saúde da Unisanta; Marcus Teixeira Penteado, diretor de Marketing da Unisanta; e Lucas Teixeira, assessor da presidência, além de diretores, coordenadores e professores da Unisanta e outras autoridades.

Finalizando a manhã de abertura, houve uma emocionante apresentação musical: “DO CLÁSSICO POPULAR AO POPULAR MAIS CLÁSSICO”, de Armandinho Macêdo,  Yacoce Simões e a participação do Coletivo Querô.

Oficinas Temáticas – Já no dia 17, as oficinas temáticas contarão com atividades práticas, envolvendo música, teatro, audiovisual e educação ambiental, culminando com visitas guiadas.

Sobre o Esfera(s)
A primeira edição do Fórum Esfera(s) ocorreu em Coimbra, Portugal, como um evento de destaque voltado para estimular a reflexão, o diálogo e a formação em torno de temas importantes como cultura, sustentabilidade e responsabilidade social das novas gerações. Organizado pela Universidade de Coimbra, em parceria com diversos colaboradores, o fórum mesclou teoria e prática, destacando o papel fundamental das artes na criação de novas competências, tanto profissionais quanto pessoais e sociais.

Os objetivos centrais incluíram a sensibilização para o impacto das artes, o equilíbrio entre desenvolvimento tecnológico e cultural, a promoção de práticas artísticas sustentáveis e o fortalecimento do comprometimento civil entre os participantes. O evento, planejado para ocorrer a cada dois anos em Coimbra e em Santos, atraiu professores, estudantes e profissionais das áreas de educação, arte e criação.

Confira a Programação Completa

16 de agosto – Sexta-feira
Neste dia, além da plenária e da solenidade de abertura, os participantes assistirão a uma performance musical com Armandinho Macêdo, Maestro Yacoce Simões e Coletivo Querô. Os painéis temáticos cobrirão uma variedade de assuntos, incluindo: “Despertando Potenciais: inclusão e experimentação em comunidades”, “Cidadania Ativa, Responsabilidade Social e Formação Cívica”, “Consciência Verde: sustentabilidade como pilar de desenvolvimento” e “Resiliência Artística, Desenvolvimento Sustentável e Economia Criativa”.

Conheça a programação completa: link.

17 de agosto – Sábado
O último dia do Esfera(s) conta com oficinas e atividades interativas na Universidade Santa Cecília – Unisanta, sobre temas culturais e educativos, uma mostra de projetos socioambientais, visitas guiadas ao Acervo Zoológico (Azusc) e ao Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH – Unisanta), além de apresentações de danças urbanas.

Saiba mais: link.