O mesatenista da Unisanta Guilherme Teodoro irá, pela primeira vez na carreira, disputar os Jogos Olímpicos. Em Paris, o ceciliano será também o primeiro da Baixada Santista na modalidade, fazendo história.
Nascido em Santos (SP), o atleta conta que começou a praticar o tênis de mesa ainda quando criança, no Guarujá, e aos poucos foi jogando torneios regionais e estaduais. Para ele, o esporte era um compromisso desde sua infância.
“Comecei a me dedicar realmente para o esporte, levá-lo realmente como o meu trabalho. Isso bem novo, então eu não saía, não aproveitei muito a minha infância, mas estava focado. Com 10 anos joguei meu primeiro campeonato nacional e fui campeão brasileiro”, contou.
Teodoro é o primeiro mesatenista da Baixada Santista a ir a uma Olímpiada. Esse feito histórico é uma realização para o atleta, que ressalta sua expectativa para a competição em Paris e o potencial de crescimento do tênis de mesa na região nos próximos anos.
“Só de chegar aqui já é uma vitória. Nunca teve ninguém de Santos classificado para a Olimpíada na modalidade de mesa masculino. Se Deus quiser, virão muitos mais. Santos sempre teve um nível muito alto no treino de mesa”, concluiu.
Em busca do ouro
O quatro vezes campeão nacional e número 122 no ranking mundial tem esperança numa conquista já em sua primeira participação na maior competição esportiva do mundo, onde irá disputar a categoria por equipes, junto com a sua dupla Vitor Ishiy. Ele ainda tem a possibilidade de jogar individualmente na categoria por equipes.
Em fase final de preparação, o mesatenista detalhou um pouco dos treinos de equipe de tênis de mesa brasileira e falou sobre o clima entre os atletas.
“Está sendo uma pressão boa, juntando com um clima de felicidade, porque tá chegando a hora de disputar a Olimpíada. E o nível de treino realmente também tá muito forte. Estamos aqui com os quatro do Brasil agora, com um da Espanha, que também tá se preparando com a gente, ele vai disputar a Olimpíada, além de dois franceses”, concluiu.