Pela terceira vez na carreira, a nadadora da Unisanta Gabi Roncatto irá participar dos Jogos Olímpicos. Ela já esteve presente nas edições de Rio-2016 e Tóquio-2020, mas dessa vez, pretende chegar à uma final olímpica.

Sua classificação veio durante a disputa do Troféu Brasil – competição utilizada como Seletiva Olímpica –, em maio desse ano no Rio de Janeiro. A performance da atleta na competição nacional lhe rendeu vaga na disputa dos 400m livre e na equipe de revezamento 4x200m livre feminino.

Em Paris, a ceciliana deseja um resultado diferente das outras edições da maior competição esportiva do mundo. “É a minha terceira Olimpíada. Estou muito feliz, mas dessa vez quero mais do que só participar. Quero disputar uma final e dar o meu melhor”, relatou.

A atleta voltou para a equipe de Natação Unisanta em 2023, mas já havia disputado os Jogos Olímpicos com as cores cecilianas em Rio-2016. Porém, dessa vez, a nadadora entende que a sua classificação tem um peso maior.

“Depois de tantas conquistas, nos tornamos um espelho para os mais jovens. Representar o Santa e a Baixada Santista mais uma vez é um sonho. Podem esperar o meu máximo, com certeza vou dar 110% para orgulhar minha familia, amigos e todos que trabalharam comigo”, concluiu.

Criança bagunceira, nadadora exemplar

Nascida em São Paulo (SP), a atleta conta que começou a nadar junto com o irmão ainda criança. Mas o início de sua trajetória no esporte aquático não foi do modo convencional, por interesse dela ou insistência de familiares, mas sim por uma questão de disciplina.

“Meu irmão nadava porque tinha um problema de saúde. Eu saía da escola e ficava esperando acabar a aula dele, mas eu era terrível e acabava fazendo muita bagunça. Toda hora tinham que me devolver para minha mãe, até que ela decidiu me colocar na natação também”, explicou.

Com o foco na natação, a ceciliana foi capaz de realizar objetivos pessoais e, justamente ao receber seu primeiro salário, foi quando ela percebeu que o esporte aquático seria sua profissão.

“Pude comprar o meu primeiro computador. Também percebi quando fiz uma mudança de cidade para poder treinar. Nesses momentos entendi que o esporte seria muito mais que só o esporte”, relatou.

Preparação antes de Paris

Em fase final de preparação em Serra Nevada, na Espanha, a nadadora está fazendo treino intensos de altitude para melhorar seu desempenho durante a disputa das provas nas piscinas parisienses. Mas além do esforço e perseverança, a atleta leva consigo algumas inspirações para a maior competição esportiva do mundo. No caso, três nadadores que fizeram parte de sua trajetória no esporte aquático.

“Ana Marcela, Joanna Maranhão e Manuella Lyrio. Tive a oportunidade de acompanhar as três e treinar com elas. Aprendi muita coisa. Sei que elas faziam e fazem por merecer cada resultado”, concluiu.

A Unisanta tem o patrocínio do Brasil Terminal Portuário, Itaú, Eldorado Brasil, Copersucar, BTG Pactual, Banco Alfa, XP e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; apoio Fupes.