Pela destacada atuação durante a pandemia da Covid-19, a Dra. Caroline Simões Teixeira Perrella, diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Santa Cecília (Unisanta), e oito professores do curso de Fisioterapia da Universidade foram homenageados pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Terceira Região (Crefito-3).

No evento realizado na manha desta sexta (17), na Câmara Municipal de Santos, foram reconhecidos os esforços da diretora e dos seguintes professores: Ivan dos Santos Vivas; Maria Cláudia Nehme Passos; Laura Taguchi Perez Medeiros; Vinicius de Moura Pellatiero; Soraya Rodriguez Pousa Yanez; Kamilla Alice de Lima Ramachotte; Marcela Nascimento F Póvoas; Maria Flavia Caseri Cardoso. O Curso de Fisioterapia da Unisanta também recebeu moção da agradecimento.

Esses profissionais desempenharam importante papel no Ambulatório de Recuperação Pós-Covid-19 da Unisanta, oferecendo, em um projeto pioneiro na Região, cuidados essenciais aos pacientes recuperados do coronavírus. As atividades geraram oportunidades de aprendizado prático aos alunos das áreas de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Educação Física. Atualmente, os atendimentos foram ampliados e fazem parte do Ambulatório de Fisioterapia para Recuperação Pneumofuncional. Os professores atuaram ainda na linha de frente, em hospitais da Região.

Além disso, a Unisanta produziu e distribuiu para hospitais da Baixada Santista, durante a pandemia, mais de 5 mil máscaras de proteção facial (face shields) por meio do projeto “Hope Shields”, em parceria com o Rotary Club de Santos-Porto.

Para a Dra. Caroline Simões Teixeira Perrella, é um momento muito gratificante de reconhecimento. “Me sinto muito feliz, muito emocionada, porque a fisioterapia é uma profissão gratificante. Fomos pioneiros na Região ao estabelecer um ambulatório pós-Covid e continuamos sendo uma referência em nosso compromisso com o cuidado e a recuperação dos pacientes”.

Ainda segundo a diretora, antes da pandemia, a importância do fisioterapeuta não era plenamente reconhecida. “Estivemos na linha de frente, auxiliando pacientes entubados e contribuindo significativamente para sua recuperação após a internação hospitalar”. E finaliza: “Este reconhecimento é fruto do trabalho árduo de nossos dedicados professores e também dos nossos alunos”.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira, que viveu, muito particularmente de perto, toda a atuação, a dedicação, o amor, a entrega, o carinho e a atenção que foi dada por todos esses profissionais num dos momentos mais graves da história do mundo, foi gratificante o reconhecimento.

“Parabenizo também todos os professores e profissionais envolvidos neste projeto. Especialmente à Caroline, minha filha. Muito orgulho, porque ela estudou, se especializou e continua trabalhando. Mesmo como diretora da área de saúde, ela está na linha de frente nas nossas clínicas, sempre atenta e, ao mesmo tempo, acompanhando o trabalho dos nossos coordenadores. O reconhecimento a ela é mais do que justo pelo que ela tem em seu coração e pelo que ela vem fazendo em prol da comunidade”, finalizou o presidente.

O Prof. Me. Marcus Teixeira, diretor de Marketing da Unisanta, lembrou os projetos multidisciplinares, como as face shields desenvolvidas em colaboração por diversos cursos que contribuíram de forma essencial durante e após o período traumático da Covid-19, especialmente para os profissionais de saúde. “Uma justa homenagem. Na Unisanta, o aprendizado não se limita à teoria; ele é colocado em prática em nossas clínicas e laboratórios, com investimentos significativos em infraestrutura e um corpo docente dedicado. Seguiremos sempre empenhados em contribuir para o bem-estar e o progresso de nossa comunidade”.