O curso de Design Gráfico é uma opção educacional que oferece uma abordagem prática e focada no mercado de trabalho para aqueles interessados em design visual, comunicação visual e produção gráfica.
Uma parte essencial da experiência universitária é a incorporação de ferramentas e softwares essenciais ao campo, permitindo que os alunos dominem as habilidades necessárias para desenvolver projetos visuais impactantes. A prática em laboratórios equipados com tecnologia de última geração é fundamental para o aprendizado, oferecendo aos alunos a chance de aplicar suas habilidades teóricas em projetos reais.
Na Unisanta, o tecnólogo tem como objetivo dar condições ao aluno para que saia da universidade apto a exercer a profissão de designer gráfico e atuar, de forma ética, nas diversas modalidades comunicacionais com visão integradora e horizontalizada, conforme a realidade social do país.
A instituição visa dar ao estudante conhecimentos teóricos e metodológicos da comunicação relacionados ao pensar e fazer na área do design gráfico e, ao mesmo tempo, condições para que ele aprenda e pratique os afazeres do cotidiano da profissão de designer.
Como se torna um Designer Gráfico?
Para se tornar um designer gráfico é recomendado que o profissional conclua o curso de graduação em Designer Gráfico, que tem duração de quatro semestres na Unisanta, com a carga horária de 1.640 horas.
Além disso, a familiarização com softwares de design, como Adobe Illustrator, Photoshop e InDesign, é requisitada nesse meio. A prática constante no uso dessas ferramentas fomenta o desenvolvimento de habilidades técnicas para a criação e manipulação de elementos visuais.
Construir um portfólio sólido também contribui para que o profissional demonstre, de forma concreta, sua capacidade de criar designs, refletindo seu estilo pessoal e técnica.
Qual é a grade curricular do curso de Design Gráfico?
A grade curricular indica quais são as disciplinas ministradas a cada período do curso. Confira abaixo um exemplo de grade curricular do curso na Unisanta:
- Computação Gráfica;
- Estudos de Imagem;
- Teoria e Prática da Cor (Percepção e Tendência);
- Design de Interface (UI/UX).
Confira a grade curricular completa do curso de Design Gráfico da Unisanta aqui.
O que faz um Designer Gráfico?
O designer gráfico é o profissional que cria e desenvolve elementos visuais, como layouts, logotipos, imagens que comunicam mensagens na mídia impressa ou digital. Sua função é fundamental para apresentação de projetos, ideias e informações.
O papel do designer envolve diversas mídias, um exemplo são as embalagens usadas no cotidiano, além de capas de livros, panfletos, sites e logotipos. O profissional também pode produzir desenhos, pesquisando e estudando as cores e fontes apropriadas para cada trabalho.
Algumas das atividades de um designer são:
- Criação de Logotipos: Em que o profissional desenvolve a identidade visual para uma empresa que está começando ou quer mudar sua imagem no mercado, além de produtos e serviços;
- Diagramação: Parte visual e organizacional de textos, imagens e elementos em produtos impressos como jornais, livros e revistas;
- Design de Embalagens: Rótulos e embalagens de produtos são função do designer que os cria e os desenvolve;
- Publicidade: Desenvolvimento de anúncios impressos, banners, cartazes e folhetos promocionais;
- Ilustração: Produção de ilustrações personalizadas para livros, revistas, publicidade e mídias digitais;
- Design Web: Desenvolvimento e criação de layouts e elementos visuais em blogs e lojas virtuais;
- Design de Interfaces: Desenvolvimento de interfaces de usuários para aplicativos e softwares;
- Design Mídia Social: Elaboração de postagens, capas e anúncios para plataformas de mídias sociais;
- Tipografia: Criação ou seleção de fontes para projetos específicos;
- Design Editorial: Função com publicações em revistas e livros, fornecendo uma apresentação visual atraente e coesa;
- Branding: Desenvolvimento completo da identidade visual de uma marca, incluindo paleta de cores, tipografia, iconografia e mais;
- Infográficos: Elaboração de representações visuais de informações, dados ou conhecimentos.
Onde o Designer Gráfico pode atuar?
O responsável pela criação de artes e designs para plataformas tradicionais e digitais é o profissional designer gráfico. Esse setor está crescendo junto com o avanço tecnológico, uma área promissora cheia de novas oportunidades.
O profissional pode atuar como autônomo, oferecendo serviços para diversos clientes, além da opção de trabalhar em empresas de design. Outra opção é prestar serviços para indústrias de diferentes setores, auxiliando na criação de embalagens e materiais visuais.
Leia mais: Conheças as áreas em que o Design Gráfico pode atuar no mercado
Jornais e revistas, tanto on-line quanto impressos, estão constantemente em busca de profissionais qualificados para a criação de layouts. Emissoras de TV também podem requisitar o conhecimento desses profissionais para elaborar vinhetas, identidades visuais e outros elementos gráficos.
As principais oportunidades no mercado para designer surgem em agências de publicidade e marketing, estúdios de design, departamentos de design internos, editoras e gráficas, agências de design digital e web, setor audiovisual e trabalho freelancer.