Se você é apaixonado por cinema e adora desvendar os mistérios além das telas, o Cineclube Lanterna Mágica e o Sistema Integrado de Bibliotecas da Unisanta têm um convite especial para você: o Ciclo de Cinema “A Trama da Vida” junto do curso livre de análise de filmes! Em celebração aos seus 25 anos de criação, o Cineclube preparou uma seleção de 14 filmes que vão fazer você mergulhar no universo cinematográfico para ampliar sua experiência como espectador. A programação acontece todas as quintas, com a exibição de um filme seguido de debate e práticas de análise fílmica, sempre às 19h, na Sala Maurice Legeard de Cinema, que fica no Bloco E, 5.° andar – Unisanta, Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão, Santos/SP. Entrada gratuita.
A estreia do Ciclo, em 26 de março, foi um sucesso de público e de trocas afetivas, com a exibição do filme “Como Nossos Pais”, de Laís Bodanzky, com direito a cine debate e à participação da psicóloga Márcia Atik e da atriz Clarisse Abujamra. Agora a programação entra no formato híbrido de sessão cineclubista com curso livre. A primeira exibição é em 4 de abril, às 19h, e traz um clássico filme de 1999, mesmo ano de criação do Lanterna Mágica: “Tudo Sobre Minha Mãe”, de Pedro Almodóvar. Confira a programação e permita-se!
Experimentar cinema também é aprender!
O Ciclo de Cinema sobre a trama da vida tem formato de sessão cineclubista e de curso livre sobre análise de filmes e a construção de narrativas audiovisuais. Em cada sessão, serão debatidas, com foco no filme exibido, as bases conceituais para o espectador expandir seus conhecimentos sobre a experiência do cinema. Os debates, após as exibições, serão mediados pelo fotojornalista, cineasta e pesquisador Eduardo Ricci, que irá abordar a linguagem e a estética do cinema conectadas à trama da vida, exibida no filme de cada noite. Além de diversão, o espectador sairá com conhecimentos essenciais para ler e interpretar filmes, uma forma de ampliar ainda mais seu senso crítico.
A seleção dos filmes teve a curadoria de Eduardo Ricci, coordenador do Cineclube. Ricci levou em consideração filmes que abordam a trama da vida como personagem, possibilitando ao espectador uma viagem dentro do filme, devido a seu bom roteiro e conjunto estético da obra, e sempre usando como base conceitos da análise de filmes que também é uma forma de viajar.
Como participar do Ciclo de Cinema?
A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingresso com antecedência, bastando chegar no horário (19h) da sessão e garantir seu lugar gratuitamente para degustar o filme, na Sala Maurice Legeard de Cinema. O cinéfilo que participar de 75% das sessões do Ciclo receberá uma declaração de participação, valendo como um curso livre de análise de filmes.