Odonto Unisanta utiliza fotobiomodulação em pacientes pós-Covid com alterações no paladar e olfato

135

Equipamento foi doado pelo Rotary Club de Santos-Praia para o atendimento na Clínica de Odontologia da instituição.

A Universidade Santa Cecília – Unisanta disponibiliza para a comunidade mais um atendimento na área da saúde destinado aos pacientes que sofrem de sequelas pós-Covid. Por meio de uma parceria entre o curso de Odontologia da Unisanta e o Rotary Club de Santos-Praia, será possível atender pacientes que apresentam problemas na cavidade bucal, como ausência ou alterações no paladar e olfato, após adquirirem a doença.

O atendimento será realizado na Clínica de Odontologia da instituição com a utilização de um equipamento de laserterapia. Doado a partir de subsídio distrital do Rotary Club de Santos-Praia, o laser será utilizado no atendimento dos pacientes com algumas sequelas da Covid, entre elas, alteração no paladar e olfato.

De acordo com o presidente do Rotary Club de Santos-Praia, Luís Trajano de Oliveira, a entidade tem como objetivo fazer o bem às pessoas e ajudar a comunidade. O clube de servir escolhe projetos que possam causar impacto na sociedade e a aquisição do equipamento vem ao encontro dessa filosofia.

“Temos, em nosso clube, o Dr. André (docente da Unisanta), que é odontologista, e surgiu essa ideia de fornecermos esse aparelho que pudesse ser usado na Universidade Santa Cecília, instituição que faz muitos serviços em prol da comunidade. Achamos muito interessante, justamente pelo impacto social que o equipamento iria causar. Fizemos o projeto, conseguimos recursos através do nosso distrito e o próprio clube completou o valor total da compra do equipamento”, explica o presidente.

Sobre o laser – O aparelho será utilizado na Clínica de Odontologia pelos alunos dos 3.ºs e 4.ºs anos, na disciplina de Estomatologia, ministrada pelo docente e ex-aluno do Colégio Santa Cecília e da Unisanta, Prof. André Luis Santana de Freitas.

“Temos pacientes com ausência ou distorção do paladar e olfato por mais de um ano e  após a utilização da terapia de fotobiomodulação (laser), suas funções olfativas e gustativas foram restabelecidas. Além da Covid, também poderá ser utilizada no tratamento de diversas outras patologias, como sequelas de câncer bucal, infecções, lesões traumáticas, enfim, uma gama de patologias que conseguimos trabalhar com o laser”, explica o docente.

Atendimentos pós-Covid – A utilização da laserterapia no tratamento Odontológico integra outros tipos de atendimentos realizados pela Unisanta especificamente para os pacientes pós-Covid.

Pioneira na região em instituições particulares, a Universidade também realiza atendimentos multidisciplinares que envolvem alunos e professores dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Psicologia, oferecendo uma oportunidade única de pesquisa e aprendizado prático.

“É mais uma parceria entre a Unisanta e o Rotary que irá beneficiar a comunidade com resultados muito rápidos. Pacientes que estavam há mais de um ano sem olfato ou paladar conseguiram reverter todos esses efeitos na segunda sessão do laser. Agora poderemos ampliar o número de pacientes atendidos. Com certeza será ótimo”, conclui a coordenadora do curso de Odontologia da Unisanta, Dra. Rosângela Aló Maluza Flores.

O equipamento foi entregue à Alta Direção da Unisanta no último dia 1º de março pelo presidente Luís Trajano de Oliveira e os companheiros Nivaldo Rodrigues Florez, Jorge Rodrigues do Vale Junior e Andréa Cruz Gomes Piedade.

Na oportunidade, estiveram presentes a reitora e a presidente da Unisanta, respectivamente, Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado e Profa. Lúcia Maria Teixeira, e o presidente do Conselho de Administração, Dr. Marcelo Teixeira.

Também participaram do encontro a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Dra. Caroline Simões Teixeira Perrela; o diretor de Marketing, Prof. Marcus Teixeira Penteado, o assessor da presidência, Lucas Teixeira Furlani, além da coordenadora do curso de Odontologia, Dra. Rosângela Aló Maluza Florez e do Prof. André Luis Santana de Freitas.