Nesta sexta-feira (14) e no sábado (15), a Universidade Santa Cecília – Unisanta sediará a reunião constituída pela Oficina da Baixada Santista – “Os sistemas de espaços livres nas transformações contemporâneas da paisagem: política e projetos”, programa originado pelo Laboratório Quadro do Paisagismo no Brasil da Faculdade de Arquitetura da USP.
O curso de Arquitetura da Unisanta é parceiro do Lab QUAPÁ. Entre os assuntos a serem abordados durante as palestras estão: meio ambiente, UCs, riscos, saneamento, produção de alimentos e legislação da região metropolitana.
O evento será realizado de forma on-line, pela plataforma Zoom. É possível ingressar no encontro por meio deste link: https://us06web.zoom.us/j/84510500908?pwd=alUveVJVbkphR2F0Q09rRTZKOTYrdz09
No sábado, há a possibilidade da participação presencial, que irá ocorrer no Auditório do Bloco E – 4º andar.
Programação
Tema: “Eixo Ambiental, UCs, Riscos, Saneamento, Produção de Alimentos, Legislação”
Dia: 14/04 – Das 17h às 20h (on-line)
17h – Abertura – Fábio Mariz, Lab QUAPÁ.
17h15 – Palestra 1 – “Incluir a população vulnerável nas soluções para sua autointerpretação. Como evitar os riscos socioambientais na Baixada Santista”, a cargo de Cassandra Maroni Nunes, geóloga e mestra em Planejamento e Gestão de Território.
18h – Palestra 2 – “Governança dos espaços costeiros”, por Fabricio Gandini, do Instituto Maramar.
18h45 – Palestra 3 – “Panorama atual das invasões de áreas ambientalmente protegidas nos municípios da Baixada Santista e atuação no MP”, ministrada por Flávia Maria Gonçalves, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente – Gaema.
19h30 – Debate (até às 20h) Lab QUAPÁ, com Fábio Mariz.
Dia 15/04 – Das 9h às 12h30 (híbrido)
9h – Palestra 4 – “Experiências participativas em comunidades de Santos e São Vicente”, por Jean Pierre Crété e Amanda de Lima Genú, da ATHIS na Baixada (AnB) (RMBS).
9h45 – Palestra 5 – “Pesca como suporte de vida da cultura”, a cargo de Newton Rafael Gonçalves, do Sítio Conceiçãozinha, Santos.
10h30 – Intervalo
11h – Palestra 6 – “Políticas ambientais metropolitanas”, proferida por Eduardo Trani, Coordenador de Planejamento Ambiental da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbanos (CDHU).
11h45 – Palestra 7 – “História de luta das mulheres pelo direito de ter Direitos”, com Márcia Falcão, do Movimento Pró-Moradia Sítio do Campo, Praia Grande.
Dia 15/04 – Das 14h às 17h30 (híbrido)
14h – Debate
15h30 – Intervalo
16h – Debate