Alunos do curso Administração apresentaram o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC na quinta-feira (15/12), na sala F62 do Bloco F da Universidade Santa Cecília. Os universitários tiveram que elaborar propostas de novos negócios na área do empreendedorismo social, inovação em varejo e economia sustentável.

O primeiro grupo a se apresentar trouxe o projeto “Padaria e Escola de Panificação Vila Gilda”, composto pelos estudantes Matheus Corrêa, Fabiana Gallo, Isabela Rodrigues Martines, Nathalya Barbosa e Carlos Eduardo Valente Nardes, este que é deficiente auditivo e completa sua segunda graduação pela Unisanta (ingressou no curso de Produção Multimídia em 2017).

Cadu, carinhosamente apelidado pelos amigos, contou com a ajuda da sua própria equipe técnica, que também auxiliou em outros trabalhos acadêmicos, e do funcionário Alex Ramos, editor de vídeos da Unisanta, para gravar um vídeo de apresentação do TCC para obtenção de nota. Outra colaboração imprescindível na noite, e principalmente na vida acadêmica do aluno, foi a intérprete de libras, Paula Ziliotti.

A aluna Nathalya explica que panificadora tem a intenção de ajudar a comunidade do Dique da Vila Gilda em Santos, fazendo pães artesanais e distribuindo nas padarias do município: Padrela, localizada na Ponta da Praia, e Dom José, no Embaré, assim como produzir cestas e camisetas e ajudar a Vila Gilda com parte do lucro e também para a própria produção da empresa, além de também oferecer treinamentos para os moradores da região para que possam se profissionalizar nessa área e ingressem no mercado de trabalho.

Cadu conta que já tinha a ideia do projeto desde 2017 quando conheceu o Dique e ficou impressionado com a falta de ajuda do governo e com pessoas que viviam numa precariedade muito grande. Ele, que sempre foi interessado no engajamento social, via a obrigação de ajudar das pessoas mais necessitadas, mas na época houve a impossibilidade de adentrar mais na região, não sendo possível pôr em prática o projeto.

Ele revela que a questão de ser uma panificadora veio a partir de seu hobby em gastronomia e de um curso do qual participou na Congregação Santista de Surdos para aprender a fazer produtos de panificação. Também conta que tinha certeza de que no momento que fosse possível realizar esse projeto, seria o primeiro a pôr “a mão na massa”.

O segundo grupo a tomar frente na sala F62 foi o “Amarvinho”, formado pelos alunos Carla Machado dos Santos, Carolina Silva Santos, Rafaela Ferauche e também Jefferson Fonseca, que explica que o tema foi escolhido depois de viajar para a Serra Gaúcha e perceber que vinhos em latas estavam ganhando espaço no mercado.

“Aproveitamos a onda de crescimento no consumo de vinhos e vimos que atendia aos itens que buscávamos para desenvolver o trabalho”, explica o aluno. A bebida enlatada ganhou fama por contar com alguns benefícios, como praticidade e facilidade em gelar devido à vedação à entrada de luz, que também auxilia a preservar o sabor.

O último grupo a se apresentar foi o “Smart Adubo”, composto pelos alunos Carlos Eduardo Pereira, Felipe Augusto Reis, Filipe da Silva Leitão, Gabriel Jakab Landi, Maria Eduarda Arjonas e Victor Alvarez Rodrigues. O primeiro passo tomado pelo grupo foi definir o foco em sustentabilidade para escolher o produto ou serviço, visto a força do tópico nos últimos anos.

“Começamos a pesquisar artigos que não estavam sendo feitos diretamente na Baixada Santista. Pensamos no adubo orgânico porque é muito sustentável, transformamos resíduos orgânicos que iriam se tornar lixo em algo bom para as plantas, é duplamente benéfico para o meio ambiente”, conta Gabriel Jakab.

O aluno também explica que o trabalho foca no marketing na Baixada. “Teríamos uma campanha de pré-lançamento com uma barraca montada um lugar estratégico com um fluxo alto de pessoas para elas conhecerem o produto. Coletaríamos material fotográfico também para produzir conteúdo e divulgar nas redes sociais após o lançamento, com anúncios e parceria com influencers que tenham ligação com o segmento”.

A banca examinadora contou com a participação de dois ex-alunos formados em Administração em 2019, que empreendem e atuam profissionalmente na área da inovação. Gabriela Peixoto, analista de Marketing na Americanas S.A. e formada em 2019, que relembra outras bancas de que participou e destaca como é uma experiência muito interessante por ver os alunos colocando em prática tudo que eles aprendem durante a graduação assim como ela também fez.

Gabriel Santin, dono da Santin Gelato Artesanal e da agência de Publicidade Anga Criativa, que também participou de uma banca com Gabriela, recorda a nostalgia da sua apresentação de TCC e fica impressionado de ter essa outra perspectiva de todo o processo final da graduação.

Rita Martins, professora de Marketing e orientadora do “Trabalho de Conclusão de Curso – Projeto Profissional” de Administração, ressalta a importância da apresentação dos trabalhos para ajudar os alunos a terem uma experiência empreendedora e imersiva em todas as áreas das disciplinas que aprenderam no curso. “É muito importante que eles conheçam como uma empresa se constitui, funciona, cria produtos e cresce no mercado. Tudo que eles aprenderam no curso, eles colocaram nesse projeto e fizeram esse estudo de viabilidade”, completa ela.