Os alunos interessados devem enviar um e-mail com uma breve apresentação para: equipeurubaja@gmail.com
A Urubaja, equipe da Universidade Santa Cecília no programa Baja Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade Brasil, está com inscrições abertas para os alunos interessados em integrar o projeto. Único do gênero na Baixada Santista, o time desenvolveu “do zero” um Baja (veículo off-road) e pretende participar da competição Baja SAE – Etapa Sudeste, a ser realizada no dia 18 de novembro, em Piracicaba.
Fundada em 2020, a Urubaja surgiu com o intuito de resgatar a histórica tradição da Unisanta em competições Baja SAE, nas quais a instituição santista já alcançou a 7.ª colocação geral na competição nacional de 2001.
O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia do país, que se envolvem em um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. No Brasil, a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE Brasil e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.
São três etapas não complementares de competição: as avaliações estáticas e dinâmicas (a última é dividida em provas dinâmicas e de resistência), sendo que a equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir da etapa internacional da prova nos Estados Unidos.
Este ano, o Baja SAE Nacional e Regional reunirá mais de 50 equipes de estudantes de todo o país. O objetivo da equipe da Universidade Santa Cecília é promover melhorias no veículo e, assim, participar da competição.
Confira abaixo a estrutura organizacional da equipe Urubaja:
– Capitão: Ighor Guerra Campos
– Vice-capitão: Nycolas Eduardo Lima da Silva
– Professor orientador: Carlos Alberto Amaral Moino
– Professores colaboradores: Eng. José Carlos Morilla, Eng. Rodrigo Morilla, Eng. Alexandre Shozo Onuki
– Técnicos: Irineu Penha Ressurreição, Sérgio Giangiulio, Wilson Roberto de Oliveira Santos
– Patrocinador master: Centro Automotivo Over Car
Ficha técnica do veículo:
Estrutura:
Aço tubular SAE 1020
Dimensões: altura: 1520 mm, largura: 1530 mm e comprimento: 2310 mm
Motor:
Briggs & Stratton OHV série 19
Monocilíndrico
Potência: 10 hp
Torque: 18,93 Nm a 2600 rpm
Cilindrada: 305cc
Transmissão:
CVT (Continuous Variable Transmission) acoplada à caixa redutora
Tração:
4×2 traseira
Suspensão:
Dianteira: Duplo A
Traseira: Mcpherson
Freios:
A disco nas 4 rodas com sistema de cilindro mestre duplo
Direção:
Mecânica com sistema do tipo pinhão e cremalheira
Softwares utilizados no projeto:
Autodesk Fusion 360, Autodesk Inventor, SolidWorks, Ansys Workbench, Pacote Office, Google Drive, Trello e Canva