O trabalho de conclusão de curso “O Pictograma do Idoso” da ex-aluna Cristina Camargo de Almeida, de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta, virou lei em Santos. A arquiteta desenvolveu um novo símbolo para representar idosos em locais públicos e privados, como assentos, estacionamentos e filas, com orientação do prof.º Neco.

O projeto foi levado à votação no plenário pelo vereador Fabrício Cardoso, sendo aprovado com unanimidade e encaminhado ao prefeito Rogério Santos, que assinou e sancionou no dia 27 de outubro. Após isso, foi publicado no Diário Oficial da cidade.

Cristina explica que sempre teve interesse em trabalhar com acessibilidade. Após a graduação em Gerontologia e pós-graduação em Gerontologia Clínica, ambas pela Unisanta, a aluna embarcou novamente na faculdade para o curso de Arquitetura em 2009.

Com a curiosidade de entender o pictograma do idoso usado pelo Metrô de São Paulo, desenvolvido em 1989, Cristina decidiu abordar este tema e procurou o prof. º Neco para orientação no TCC.

“A ideia principal era que o idoso não fosse representado por limitações físicas como coluna arqueada, bengala ou pernas flexionadas. Apesar de sabermos que idosos costumam passar por estas limitações, boa parte deles não se identificavam ou se sentiam representados pela imagem”, conta o professor.

A arquiteta explica que os estudos e as pesquisas foram feitos no próprio Metrô da capital, com os profissionais que desenvolveram o clássico símbolo. Assim, Cristina e o professor decidiram que o pictograma do idoso deveria ser representado com uma seta para baixo, parecendo um sorriso, e junto com o número 60+.

Após a aprovação com unanimidade na Câmara dos Vereadores e assinatura do prefeito de Santos, Cristina comemora e conta que o próximo passo é ver as placas pela cidade e também levar o projeto para São Paulo e Brasília.

“Só posso agradecer à Unisanta pela oportunidade e toda ajuda. Sem tudo isso, eu não teria criado esse projeto e hoje não estaria colhendo os frutos. Esse trabalho já tem sete anos, então tenho muito orgulho”, ressalta a arquiteta.

O prof.º Neco também ressalta o papel da Unisanta em incentivar seus alunos e integrar os cursos, com a troca de informações que contemplam uma parte da comunidade de forma positiva.

“Ter visto o trabalho da Cristina Camargo de Almeida exposto positivamente, sendo levado a plenário pelo vereador Fabrício Cardoso e finalmente aprovado pela Câmara dos Vereadores, me deixa muito contente principalmente pela dedicação da arquiteta ao seu TCC e sua força de vontade em levar o seu projeto para além dos limites da Universidade”.