Talvez a principal atração do evento de lançamentos de ações pró-SAT22, no dia 2 de dezembro, seja o vídeo documentário de apresentação da Semana de Arte Transmoderna de 2022.

O vídeo é parte integrante das ações do Fórum da Cidadania de Santos, que vem realizando neste ano, com o apoio financeiro do Proac da Secretaria de Estado da Cultura, de São Paulo. Elaborado pela produtora Ricci Filmes em parceria com a produtora Flor de Sal, com 15 minutos, o vídeo reúne representantes das instituições presentes na comissão organizadora do evento e artistas convidados, que dão depoimentos sobre o contexto de surgimento da ideia e a proposta da ação cultural, fazendo um caloroso convite, não só aos artistas, mas a todos os interessados em fomentar o setor cultural.

O vídeo foi produzido por cerca de três meses, com momentos recorrentes de interrupção durante o processo.

O professor pesquisador, jornalista e cineasta Eduardo Ricci, proprietário da Produtora Ricci Filmes e representante da Universidade Santa Cecília na comissão organizadora da SAT22, destacou que o vídeo foi feito tendo-se como base concepções abertas, ou seja, o que o evento pode e se propõe a ser. “O processo criativo partiu da ideia do Fórum da Cidadania de Santos/Concidadania para esse vídeo de apresentação, a partir do que se tinha até então. Em formato documentário clássico com efeitos artísticos, com perguntas aos membros representantes das instituições e dos artistas”, definiu o cineasta.

Ricci, que elencou a conciliação de agenda dos convidados para a gravação das falas e a etapa da edição como as duas situações mais desafiadoras na produção do vídeo, falou sobre suas expectativas acerca da recepção da peça de apresentação da SAT22. “O vídeo precisa estar bem convidativo e a grande qualidade dele está na forma como foram costuradas as falas e as imagens. Esse vídeo de apresentação é uma peça a mais para se construir essa Semana Transmoderna. A expectativa é que ele seja convidativo, as pessoas podem até ter ressalvas estéticas, mas que elas se sintam convidadas a participar do evento”.

– Direção-Geral, Roteiro e Produção Executiva:

Eduardo Ricci

– Direção de Fotografia:

Catarina Bertholini e Vinicius Salgado

– Produção:

Catarina Bertholini

– Imagens:

Vinicius Salgado, Catarina Bertholini, Alex Ramos

– Créditos das Imagens:

Bete Nagô

Catarina Bertholini

Claudia Andujar