Os jogos digitais entraram definitivamente no mundo dos negócios, deixando para trás a fase em que eram considerados produtos feitos de maneira amadora. Atualmente, este setor movimenta uma grande indústria do segmento da economia criativa e tecnológica.
A indústria de jogos digitais é importante não somente pela capacidade de geração de emprego e renda, mas também pela vocação de promover a inovação tecnológica para diversas áreas como arquitetura, marketing, educação, entre outras. No Brasil, a área ainda é nova, mas apresenta grandes oportunidades de crescimento.
O mercado de trabalho para quem trabalha com jogos é bem amplo e oferece diversas áreas de atuação, como: designer de jogo ou de personagem, programador, engenheiro de som, roteirista, game tester, entre outras.
Com o sucesso e a popularidade da profissão, muitas pessoas passaram a procurar por uma especialização na área e, com isso, novos cursos começaram a aparecer em instituições de ensino. Vamos conhecer um pouco de cada área?
Designer de jogo ou de personagem
Este profissional irá atuar diretamente na criação e no desenvolvimento do jogo, como a modelagem, ambientação e o conceito em geral do projeto. Já o designer de personagem, especificamente, irá desenvolver a identidade do personagem, como a sua anatomia, vestuário, cores, estilização, entre outras características.
Programador
O programador tem uma função muito importante no desenvolvimento do jogo. Ele é responsável pelas linhas de código de programação. Traduzindo: irá tirar a ideia que está no papel e vai transformá-la para a tela do computador.
Engenheiro de som
O engenheiro de som cuidará de todas as músicas e efeitos sonoros do jogo, podendo auxiliar até na dublagem de um personagem.
Roteirista
O profissional de roteiro é responsável pela parte escrita: irá criar a história que dará sentido ao jogo, como os diálogos dos personagens.
Game tester
O game tester é um especialista em testar todas as funções de um novo lançamento e é responsável em detectar travamentos ou problemas de desempenho e qualidade antes do jogo chegar ao mercado.
Dessa forma, o profissional formado na área estará capacitado a atuar em empresas de pequeno, médio ou grande porte ou também atuar de forma empreendedora, exercendo atividades de planejamento, execução e condução de projetos.
Na Unisanta, o novo curso técnico em Programação de Jogos Digitais tem uma grade curricular atualizada e seu é objetivo formar profissionais com competências para desenvolver jogos digitais, seguindo os padrões de qualidade.
O curso tem 1 ano e meio de duração (3 semestres) e será ofertado no período matutino (das 8h às 11h30), vespertino (das 14h às 17h30) e noturno (das 19h às 22h30).
O acesso ao curso é permitido aos candidatos que já tenham concluído ou estão frequentando a partir da 2ª. série do Ensino Médio. Para fazer a inscrição on-line gratuita, só é necessário enviar o Histórico Escolar do Ensino Médio.
E aí, você se interessou pela área de jogos e quer entrar no mercado de trabalho com a melhor formação? Então, deixe seus dados abaixo para ser informado quando abrirem as inscrições para o Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais: https://unisanta.br/Tecnicos/Jogos_Digitais
Confira outras matérias interessantes do Blog Unisanta aqui.