Herbário da Unisanta participa de projeto nacional realizado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro

299

A Universidade Santa Cecília esteve presente, através do Herbário da Unisanta, no Flora do Brasil 2020, realizado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Este projeto, que tem como intuito promover pesquisas científicas com ênfase na flora do País, trazendo a valorização e conservação desta, deu origem a um livreto de mesmo nome, que reúne monografias de alunos de diversas instituições.

No total, a Unisanta participou com 9 trabalhos sobre a temática de briófitas produzidos por alunos estagiários da equipe do Herbário. Com a coordenação da professora Zélia Rodrigues de Mello, são eles: Alison Luis Cara, Aurea Calori Ferreira Leite, Beatriz Rizzo, Iago Monteiro Rossa, Letícia Nascimento Muniz, Letícia Onofre Lopes, Marcela Dravanetti, Stephane Bensdorp Cyrillo e Victória Masson.

Zélia falou que o grande diferencial desses alunos é que eles “abraçam as ideias”, como foi o caso da participação no projeto. “É um orgulho ver como eles ficam felizes ali, sentados em uma reunião com pesquisadores do Brasil inteiro. É gratificante, muito bom ver esse tipo de emoção nos alunos”.

O projeto teve início em 2008 e hoje conta com a coordenação da pesquisadora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rafaela Campostrini Forzza, e com um site, onde é possível acessar as informações de cada espécie de planta e fungo presente no Brasil.