Os premiados do Colégio nessa categoria são: Sofia Wagemaler Viana, Gabriel Rayan Olazar de Souza; Mateus Matheus Prudêncio e Lilian Bairros.
Sofia Wagemaker Viana, 17 anos, foi uma das estudantes do Colégio Santa Cecília que apresentou sua pesquisa no X Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC), que aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro.
Com o trabalho “Depressão: a doença do século XXI”, a aluna mostrou um assunto que está sendo muito discutido, principalmente neste ano, por escolas, familiares e profissionais da saúde.
A escolha do tema tem a ver com seu futuro profissional. Sofia quer cursar medicina e aproveitou o processo de pesquisa para se aprofundar no assunto e entender o que é a depressão e como ela age nas pessoas que sofrem com a doença ou que tenham amigos que estejam passando por isso.
“Por isso resolvi falar sobre alguma doença, alguma coisa voltada para a profissão. Ao longo do processo, eu fui entendendo mais o que é a depressão e entendi que muitas pessoas acham que a pessoa só está triste. Mas, às vezes, ela está sentindo muita coisa dentro dela”, explica a estudante do terceiro ano do Colégio.
Sua orientadora, a professora Lilian Bairros, incentivou todos os estudantes do terceiro ano a participar do COBRIC, porque a iniciação científica tem grande valor na universidade. “Ela fez uma reunião explicando o que era o COBRIC e eu fiquei interessada por conta da faculdade, e também, gostei muito do tema”, comenta Sofia.
Ao longo das pesquisas, a estudante acessou diversos sites como o Cielo, do Hospital Albert Einstein, do Ministério da Saúde e muitas pesquisas bibliográficas. “Além disso, fui muito em palestras, e nelas tive a oportunidade de conversar com os médicos para poder entender melhor sobre o assunto”.
Tanta dedicação teve frutos positivos. A pesquisa da aluna é um dos trabalhos que serão contemplados em sua categoria com menção honrosa, no dia da premiação dos melhores trabalhos científicos do X COBRIC, que acontecerá no próximo dia 10 de novembro, às 10 horas, no auditório do Bloco E.
Para Sofia, trazer um tema como o suicídio é importante para alertar as pessoas sobre o assunto. “Com o diagnóstico precoce, se você tem alguém na família, pode dar um suporte e salvar a vida da pessoa”, finaliza.
Menção Honrosa
Além do trabalho “Depressão: a doença do século”, outro trabalho científico será contemplado com a menção honrosa no dia da premiação. É a pesquisa “As verdades obscuras do universo estão ao nosso alcance? ”, dos estudantes Gabriel Rayan Olazar de Souza; Mateus Matheus Prudêncio. Todos estudantes do Colégio Santa Cecília.