Um cenário econômico otimista em relação às oportunidades de trabalho para profissionais qualificados, devido à era de investimentos na qual o Brasil deve avançar ainda mais. Esse foi o foco da palestra do economista Fernando Honorato Barbosa, chefe adjunto do Departamento Econômico do Banco Bradesco S/A.

Ele esteve na Associação Comercial de Santos, na noite desta segunda-feira, dia 29, para falar a empresários da região, como parte das atividades de comemoração dos 50 anos do Complexo Educacional Santa Cecília.

Barbosa enfatizou a importância da qualificação diante de excelentes oportunidades advindas do crescimento econômico do País e da região, com as descobertas do pré-sal e as perspectivas de grande movimentação nos portos brasileiros. Outro dado que merece atenção, segundo ele, é o fato de o País estar importando profissionais qualificados. “Hoje, recebemos cerca de 60 mil trabalhadores estrangeiros. Há quatro ou cinco anos atrás, esse número estava em torno de 25 mil”, comentou.

Em relação às oportunidades de investimentos, o economista revelou que este é o momento para que o empresário brasileiro invista em seu negócio. “É preciso olhar com mais atenção para a nova classe média, resultado do aumento de empregos formais, que hoje representam 52%. É uma demanda que está mais exigente e quer um produto melhor”, disse.

Segundo ele, o País precisará investir cada vez mais para aumentar a oferta de serviços, possibilitando o atendimento à demanda e o controle da taxa de inflação.

Processos Gerenciais – Na oportunidade, a Unisanta divulgou o novo curso de Processos Gerenciais, na modalidade a distância, com início em 2012. De acordo com o professor Julio Simões Jr, diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade, essa será uma ótima oportunidade para obter a qualificação exigida pelo mercado de trabalho.

“É indispensável que os gestores das empresas ou aqueles que desejam ingressar nessa área obtenham conhecimentos atualizados e estejam preparados para fazer uso das modernas ferramentas de administração. Nesse sentido, o curso de Processos Gerenciais supre essa necessidade, devido à qualidade reconhecida pelo MEC e à moderna estrutura de aulas na modalidade a distância, em curta duração.”

Entre as autoridades, também estiveram presentes o presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm, o diretor executivo da ACS, Marcio Calves, o gerente regional do Sebrae na Baixada Santista, Paulo Sergio Franzosi, o coordenador de Relações Institucionais e Empresas da Unisanta, Luiz Vidal de Negreiros, entre outros.