Transformar o antigo prédio do hospital psiquiátrico Casa Anchieta em um grande complexo de saúde e higiene mental é o objetivo do Trabalho Final de Graduação do recém-formado em Arquitetura pela UNISANTA, Leonardo Pinheiro Nardella. O projeto foi selecionado para participar do concurso Opera Prima, que reúne os melhores projetos finais de arquitetura do Brasil.

Confira matéria completa sobre o assunto, publicada no dia 19/05/07, no Jornal A Tribuna, em Santos.

________________________________________________

PROJETO PREVÊ LOCAL DE ARTE

Um lugar de convivência, com teatros, oficinas de dança, música, galeria de arte, praças arborizadas, restaurante. Quem conhece a história não imaginaria que essa descrição poderia ser do mesmo local onde funcionou a Casa de Saúde Anchieta, mas no projeto do arquiteto Leonardo Pinheiro Nardella, de 30 anos, tudo isso se transforma em realidade.

Resultado do Trabalho Final de Graduação (TFG) do curso de Arquitetura, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), o projeto chama-se Casa de Saúde Anchieta – Apagando o Passado Reescrevendo o Futuro. Leonardo conta que, ao pensar no trabalho final da faculdade, a sua intenção foi a de criar algo que beneficiasse a sociedade Santista. Depois de conhecer um pouco mais sobre a história dos manicômios com a sua namorada, que é psicóloga, o arquiteto pensou em transformar o antigo prédio da Casa Anchieta em um grande complexo de saúde e higiene mental.

O profissional explica que tentou transformar o antigo hospital psiquiátrico em um local voltado para todos as pessoas, independentemente de sua condição psicológica. ‘‘Vivemos em um tempo onde o grande mal é o estresse, por isso pensei em um espaço onde todos pudessem entrar e participar das atividades’’.

Na concepção do projeto, os pacientes da Rede Pública de Saúde Mental participam de todas as atividades que as outras pessoas, sem isolamento, colaborando coma inclusão dos pacientes na sociedade.

No projeto, os cinco mil metros quadrados construídos da Casa de Saúde Anchieta também dão espaço a um centro de formação de profissionais da Saúde Mental e áreas abertas para apresentações e convivência.

ELABORAÇÃO

Para elaborar o Casa de Saúde Anchieta – Apagando o Passado Reescrevendo o Futuro Leonardo visitou algumas unidades do Núcleo de Apoio Psicossocial
(Naps), conversou com os usuários, profissionais da área e algumas pessoas ligadas ao processo de Reforma Psiquiátrica de Santos.

Uma das constatações de suas visitas aos Naps da Cidade foi a falta de espaços ao ar livre para os pacientes e, como no caso do Naps 1, da Zona Noroeste, ambientes com características de lares, não de hospitais.

O trabalho de Leonardo foi um dos escolhidos para participar do concurso Opera Prima, que reúne os melhores projetos finais de arquitetura do Brasil. Leonardo deseja vencer esta competição, mas o desejo não é maior do que o sonho de ver o seu projeto colocado em prática.

CASA ANCHIETA – A Casa de Saúde Anchieta era um hospital psiquiátrico que funcionou por quase 30 anos na Cidade. Localizada na Rua São Paulo, na Vila Belmiro, os métodos de tratamento utilizados nos pacientes eram os mais variados. Confinamento, choque elétrico, espancamento eram alguns deles. Por isso, o local ficou conhecido como Casa dos Horrores. O fim do Anchieta foi decretado em 1989, com a intervenção da então prefeita Telma de Souza.