A Instituição Caá-oby, organização não-governamental (ONG) desenvolvida por ex-alunos do curso de Pós-Graduação de Gestão Ambiental da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi destaque de toda a página A-8 do jornal A Tribuna do último dia 16 de julho, na seção Comunidade em Ação, voltada a projetos voluntários.

A matéria, escrita pela jornalista Tatiana Lopes, relembra que os ideais da instituição começaram a ser traçados pelos ex-estudantes da universidade Carlos Vinícius Cantarelli (biólogo), Fábio Ribeiro Dib e Cristina Guitton (advogados), dentre outros voluntários, já no desenrolar do curso, dentro das salas de aula da Unisanta. Segundo a reportagem, ao lado de outros colegas de classe, igualmente interessados em lutar pelo respeito à natureza e pela conscientização ambiental, os três desenvolveram a ONG em setembro de 2003.
A entidade já obtém resultados de respeito, como a indicação da Praia do Tombo, em Guarujá (SP), para o programa europeu Bandeira Azul, cuja função é certificar praias em mais de 38 países. Nessa praia, membros do grupo promoveram estudos por dois meses e conseguiram a colaboração da comunidade para com o meio ambiente. Ao todo, 300 lugares de todo o mundo foram selecionados, e o Tombo, com a colaboração do Caá-oby, é o único representante paulista na relação. O local cumpriu 29 critérios impostos pelo programa, como segurança, saneamento, qualidade da água e instalações.

Ao longo da matéria, os ex-alunos da Unisanta contaram sobre as maneiras encontradas para promover o Instituto, tais como a venda de roupas e acessórios feitos a partir de garrafas PET e realização de palestras, nos primeiros anos da entidade, até o desenvolvimento do programa Parceiros Ambientais Comunitários (Paracom), que traria notoriedade ao Caá-oby. A idéia era, conforme a reportagem, “conscientizar, educar e orientar pessoas de comunidades carentes, visando à transformação da realidade onde vivem, através de ações educativas voltadas ao meio ambiente”.
Colaborações – Para quem deseja conhecer os projetos do grupo, o Instituto fica na Avenida Pedro Lessa, 1446, Aparecida, em Santos (SP). O telefone é o (13) 3271-4753, e o site é www.caaoby.com.br. Para colaborar com a entidade, o interessado pode se associar ao grupo, pagando uma anuidade que varia de R$ 50,00 a R$ 150,00. Além disso, qualquer depósito em benefício do Instituto pode ser feito na conta corrente do Caá-oby: Caixa Econômica Federal, agência 4140 c/c 437-2.