O encontro é promovido pelo Núcleo Avançado/Unisanta  da Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades (sigla Rete, em italiano), com sede na Europa,  e pelo Núcleo Brasileiro de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais da Universidade.

O professor doutor João Figueira de Souza, membro do Comitê Científico Internacional da Associação para Colaboração entre Portos e Cidades (Rete), e docente da Universidade Nova de Lisboa, será um dos palestrantes do Seminário: Acessibilidade ao Porto de Santos, a ser promovido pelo Núcleo Avançado Rete/Nepomt/Unisanta, nos dias 12 e 13 de setembro próximos,  na Universidade Santa Cecília, Bloco E. Ele abordará o tema: Logística e Planejamento Urbano em Cidades Portuárias, às 11h15 do dia 12.

Souza, um dos dirigentes internacionais do Comitê Científico da Rete, às 11h15.  é doutor em Geografia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa, Mestre em Transportes  pelo Instituto Superior Técnico da mesma Faculdade e autor de diversas publicações sobre os temas a serem discutidos.

O Seminário foi dividido em três blocos: Visão Estatal, Visão Modais de Transporte e Visão Empresarial, temas que serão discutidos com debatedores de alto nível. As sessões estão programadas para as manhãs  dos dias 12 (quinta)  e sexta (13), das 8h30 às 12h30, e para a noite do dia 12 (sexta-feira), das 19 às 21h30, na Rua Cesário Mota, 8, quarto andar.

O público-alvo do  encontro inclui: estudantes, pesquisadores, profissionais e público em geral. A entrada é franca e os interessados em obter Certificado de Participação deverão, no preenchimento da lista de presença, informar seu e-mail, para posterior envio.

Foram convidados para o Seminário secretários de prefeituras da Baixada Santista, representantes: da Secretaria de Portos da Presidência da República; da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo; de associações representativas de empresas da área portuária (ABTRA, ABTTC E ABTL), da Associação Comercial de Santos, Associação Comercial de Santos, da Companhia Docas do Estado de São Paulo, concessionárias de transportes, consultores e jornalistas especializados.

O engenheiro Adilson Luiz Gonçalves, coordenador do Núcleo Avançado (“Nodo Avanzado”) da Rete-Nepomt-Unisanta, explica que o grupo foi aprovado em 6 de junho  de 2013, em Tarragona, Espanha, sendo que a primeira atividade do grupo , uma reunião internacional “on-line”, ocorreu em 28 de junho último.

Participam do Comitê Científico representantes de Itália, Portugal, Alemanha, Espanha, Argentina, Canadá, França, Chile, Costa Rica e Brasil. A Unisanta é a primeira universidade brasileira a integrar o Comitê Científico da Rete, além de sediar o primeiro núcleo avançado (“Nodo Avanzado”) da associação na América Latina. O Núcleo Avançado realiza projetos em colaboração.

Curso na Espanha

Ainda como reflexo do intercâmbio da Unisanta com organismos ligados à Rete, uma aluna do Programa de Mestrado de Ecologia da Unisanta, formada no curso de Biologia Marinha, Erika Guisande Rojas, participará da XIII Edição do “Curso Iberoamericano de Tecnologia, Operações e Gestão Ambiental em Portos”,  na cidade de Santander, na Espanha, de 16 de setembro a 11 de outubro, com estudos em Operações Portuárias e Gestão Ambiental. Trata-se de um programa de cooperação entre Portos da Espanha e a Comissão Interamericana de Portos da OEA – Organização dos Estados Americanos.

Programa do Seminário na Unisanta/Rede

12 de setembro (quinta-feira)

8h30 – Recepção e Credenciamento

9h00 – Abertura solene, pela  Direção

9h15 – Painel: Acessibilidade ao Porto de Santos – VISÃO ESTATAL

Debatedores: Renato Ferreira Barco, Diretor-Presidente da Codesp; representante da   Secretaria  de Assuntos Portuários e Marítimos;  José Eduardo Lopes, Secretário de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos;; Adilson Luiz de Jesus,  Secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário da Prefeitura de Guarujá;  Adalberto Ferreira da Silva,   Secretário de Planejamento de Cubatão.

Mediador: Márcio Calves, Diretor Executivo da Associação Comercial de Santos.

10h15 – Debate

11h – Apresentação sobre a RETE e NODO AVANZADO UNISANTA – BRASIL – Prof. Adilson Luiz Gonçalves, Coordenador do Nodo Avanzado RETE-UNISANTA.

11h15 -Palestra: Logística e Planejamento Urbano em Cidades Portuárias, a cargo de João Figueira de Sousa (RETE – Universidade Nova de Lisboa). Debatedor: Prof. Nelson Gonçalves de Lima Júnior, Secretário do Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Santos e Coordenador dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores da UNISANTA).

Mediador: Prof. Luiz Antonio de Paula Nunes (NEPOMT-UNISANTA).

11h55 -Perguntas

12h30 – Término das atividades da manhã.

Noite

19h00 -Recepção

19h30Painel: Acessibilidade ao Porto de Santos – VISÃO MODAIS DE TRANSPORTE

Debatedores: José Roberto Lourenço –Gerente de Relações Institucionais da MRS Logística); Antonio Maurício Ferreira Netto – Diretor do Departamento de Revitalização e Modernização Portuária da SEP – Secretaria de Porto da Presidência da República;  Prof. Dr. José Wagner Ferreira, consultor na área logística de transportes.

Mediador: professor engenheiro Aureo Pasqualeto Figueiredo, da Unisanta.

13 de setembro (Sexta-feira)

8h30 – Recepção

9h00 – Painel: Acessibilidade ao Porto de Santos – VISÃO EMPRESARIAL                                                                                          Debatedores: Vander Serra de Abreu,   da  ABTRA – Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados; Carlos Alberto de Castro, Diretor-Executivo da ABTL-  Associação Brasileira de Terminais Líquidos;  Martin Aron – Presidente da ABTTC – Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres.

Moderador: jornalista Leopoldo Figueiredo, editor do Caderno Porto e Mar do jornal A Tribuna de Santos.

10h00 – Debate