A Medicina do Sono foi o tema de palestra ministrada na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a cargo do dr. Faustino Pacheco Filho, destinada aos estudantes dos cursos de Odontologia, Fisioterapia e Farmácia. O médico, especialista no assunto, tirou todas as dúvidas dos alunos sobre o tema e seus principais problemas. “O sono é muito importante nas nossas vidas. Ele pode causar transtornos físicos e psicológicos, levando até à morte”, disse.

Como se trata de uma nova linha de estudos, ainda há muito que ser feito para desenvolver os tipos de tratamentos oferecidos. “Esse tipo de estudos vem sendo estudado há apenas 25 anos. Apesar do grande número de pesquisas, ainda existem muitas dúvidas”, conta Pacheco.

Sobre a qualidade do sono, “o que importa não é o tempo que a pessoa passa dormindo, e sim, a qualidade. Um doente pode ficar vinte horas dormindo e não terá um bom sono. O importante é que seja completado o ciclo do sono, no qual a pessoa passe por todas as fases”.

A média de oito horas de sono por dia não deve ser levada em conta. “Esse número é muito variável. Existem pessoas que precisam dormir mais tempo para sentirem-se bem. Por outro lado, muita gente está satisfeita com esse tempo”.

Os alunos puderam ainda conhecer linhas de pesquisa e também o que existe de mais moderno para o tratamento. “É importante que esses alunos saibam diagnosticar um problema de sono, para que o paciente seja efetivamente tratado. A maior parte das pessoas não se preocupa com a realização de um diagnóstico ou mesmo fazer uma visita ao consultório. Essa cultura tem de mudar”, concluiu.

Currículo – Pacheco Filho é professor da Faculdade de Medicina de Santos, onde ministra a disciplina de Neurologia. Formado em Neurologia pela Universidade de Montreal, Canadá, se especializou na Columbia University of Ney York e fez aprimoramento na Universidade da Pensilvânia, ambos na área de Neurologia.