O Consultório Farmacêutico da Universidade Santa Cecília (Unisanta), à disposição da comunidade desde abril de 2008, já realizou, aproximadamente, 800 procedimentos, entre aferições de pressão arterial, aferições de glicemia, perfil lipídico (gordura) e acompanhamento farmatológico. Segundo o Dr. Walber Toma, coordenador do consultório, 67% dos pacientes atendidos são hipertensos. “A maiorias dos nossos pacientes sofrem desse problema. O restante é diabético”, explicou.

De acordo com a Dra. Maria Cristina Ramirez, coordenadora do Conselho Regional de Farmácia (CRF/SP), o consultório é referência na região. “Instruir os pacientes para que façam uso correto de medicamentos é um serviço muito necessário para a população. Certamente pacientes de outras cidades virão em busca de auxílio”.

O serviço é oferecido gratuitamente, e o atendimento é realizado por estagiários do 7º e 8º ciclos de Farmácia. Idealizado pelos professores do Curso de Farmácia da Unisanta, o projeto Farmácia Clínica: Implementação do Método Dáder como manual de acompanhamento farmacoterapêutico a pacientes portadores de Diabetes Mellitus e hipertensão arterial, é supervisionado pelos professores, Dr. Walber Toma, coordenador do curso, Dra. Luciana Lopes Guimarães Fernandes e Dr. Valter Garcia Santos.

“A intenção é fazer algo a mais. Além do atendimento à população, queremos acabar com a visão de que o farmacêutico é um profissional que só vende remédios, e sim mostrar que ele pode integrar o grupo da área da saúde como um todo”, explicou o Dr. Walber Toma.

“É um privilégio ter um consultório pioneiro, principalmente por atender a comunidade e ser porta de entrada aos alunos para o mercado de trabalho”, declarou a Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, reitora da Unisanta.

O nível de excelência do Consultório foi destacado pela Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente da Instituição. “A aprovação do CNPq atesta que todas as etapas de elaboração do projeto passaram por uma rigorosa avaliação científica”.

O atendimento ao público é feito às segundas, terças e aos sábados (manhã), as sextas-feiras (noite). Os interessados deverão fazer agendamento pelo telefone 3202-7100, ramais 7315 ou 210.