Há dois meses, pessoas com idade acima de 60 anos, têm sido alvo de pesquisas do Centro de Estudos da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).
Para demonstrar o quanto a atividade física pode melhorar as manifestações cardiovasculares em homens e mulheres idosos, um grupo de pesquisadores, professores e alunos, coordenados pelo cardiologista Hermes Toros Xavier, responsável pelo Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade, está submetendo os participantes da pesquisa a avaliações da capacidade cardiovascular e respiratória.
Todos os testes são feitos no laboratório da Instituição, após o processo de seleção aplicado por alunos e professores da faculdade. O projeto faz parte do programa de aulas da disciplina Atividade Física na 3ª Idade, ministrada no 4º ano do curso. São feitas ainda avaliações bioantropométricas, ou seja, medidas de peso, altura, massa corpórea, quantidade de gordura, entre outras.
Segundo Xavier, os membros do centro de estudos da Fefesp acreditam ser esta uma pesquisa de grande importância para a região, uma vez que é alto o número de idosos na Baixada Santista, especialmente em Santos.

Prestação de serviço – Desde que foi inaugurado, em abril do ano passado, o Laboratório de Fisiologia do Exercício vem recebendo equipes de várias modalidades esportivas interessadas em utilizar a infra-estrutura do local para o desenvolvimento de avaliações físicas, acrescenta o cardiologista.
Entre as equipes avaliadas estão a seleção paulista de caratê, que disputará o campeonato brasileiro em novembro, a santista de voleibol e a de futebol de salão do Santos Futebol Clube, além da equipe profissional de basquete da Santa Cecília.
Xavier também destaca o trabalho científico realizado com a equipe de natação da Santa Cecília no centro de estudos. “Desenvolvemos estudos para avaliar os aspectos psicológicos e do stress que ocorrem durante o treinamento e as competições”. Dessa forma, afirma, é possível se obter um rendimento maior do atleta.
As reuniões de pesquisa estão abertas aos profissionais interessados e são realizadas às quartas-feiras, pela manhã, no Laboratório de Fisiologia do Exercício da UNISANTA, Rua Oswaldo Cruz, 255, Bloco B, 2º andar.