Santos – O índice de inflação de Santos, em abril, ficou em 0,65%, um aumento de 0,91% em relação a março deste ano. O principal fator para a alta é o item transporte, que apresentou elevação de 4,86%. A gasolina, que aumentou em março 9,39% nos postos, foi o índice que mais contribuiu para a variação.

Estes dados fazem parte do primeiro relatório sobre o Índice de Preço ao Consumidor (IPC) em Santos, divulgado dia 29 de maio, pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (Nese) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA).
Segundo o coordenador geral do Nese, prof. dr. Alcindo Gonçalves, poucas cidades brasileiras têm cálculo do índice de inflação. “Esta é uma contribuição de grande valor para a região, um subsídio importante para a política econômica de Santos”, afirma o coordenador.

Gonçalves disse ainda que o índice de inflação acumulada dos quatro meses pesquisados (1,79%) é muito próximo ao divulgado pelo IBGE para a cidade de São Paulo (1,73%), no mesmo período. “Isso mostra a seriedade das pesquisas do Nese”.

Se essa média se confirmar nos meses seguintes, a expectativa da coordenação do Nese é que a inflação anual em Santos ultrapasse a meta de 2002 do governo, com 7% de índice.

Ainda em relação ao mês de abril, os principais itens geradores da variação mensal foram: manutenção do veículo (11,05%), roupas de mulher (5,68%), veículo próprio (5,76%) e artigos de higiene e beleza (2,69%).

Metodologia – Nesta primeira divulgação foram disponibilizados os índices apurados no período de janeiro a abril de 2002, sendo utilizados como base inicial os preços pesquisados durante o mês de dezembro de 2001. Para a obtenção dos indicadores são pesquisados mensalmente 135 estabelecimentos comerciais e 1495 itens.

O IPC/Nese é um indicador baseado em Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), desenvolvida pelo Núcleo a partir de 1999, cuja abrangência é restrita a Santos. São aplicadas pesquisas com 220 famílias, com rendas de até 40 salários mínimos mensais, de todas as classes sociais e econômicas. A metodologia foi adquirida pela UNISANTA, junto à – Fundação Instituto de Pesquisas (FIPE) da USP.

Segundo o professor Júlio Simões Júnior, diretor da Faculdade de Administração de Empresas da UNISANTA e supervisor geral do Núcleo, o papel da UNISANTA é fornecer dados e informações que subsidiem a população a entender melhor a realidade no município. “A pesquisa científica é um dos trabalhos mais valorizados na Instituição”.

Além de Gonçalves e Simões Jr., fazem parte da coordenação do Nese o coordenador de pesquisa, Jorge Manuel de Souza Ferreira e o economista, José Pascoal Vaz.