Quarenta alunos e professores da UNISANTA, a convite da Citrosuco Fischer, participam como voluntários de um projeto social na área de saúde, envolvendo os cursos de Ciências Biológicas, Tecnólogo em Gerontologia e Desenvolvimento Social, Odontologia (graduação e pós-graduação), Farmácia e Jornalismo.

O projeto é realizado desde o último dia 13 até 24/6, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro II e de 27/6 a 8 /7, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Auxiliadora, em Santos.
A oficialização do convênio entre Empresa e a Universidade foi firmada hoje (15), com a presença da reitora e da diretora-presidente da UNISANTA, profa. dra. Silvia Ângela Teixeira Penteado e profa. dra. Lucia Teixeira Furlani e do gerente de unidade da Citrosuco Fischer, Oseia Pereira Filho.

Para realização das atividades a Citrosuco disponibiliza um ônibus especialmente adaptado para atendimento médico e dentário, denominado Dr. Saúde. Ficou a cargo da UNISANTA indicar profissionais e alunos para realizar os atendimentos e palestras.

Segundo o professor da UNISANTA Orlando Couto Júnior, um dos responsáveis pelo Projeto, só nos dois primeiros dias de trabalho foram realizados mais de 1500 atendimentos nas diferentes áreas. “Atendemos de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde os alunos de primeira a oitava série do Ensino Fundamental e à noite, os alunos de Ensino Supletivo”. Além de Couto Jr., também coordena o projeto o professor João Alberto Paschoa.

De acordo com a reitora da UNISANTA, Silvia Teixeira Penteado, a parceria vai possibilitar o aprimoramento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano dos futuros profissionais além de contribuir para a saúde pública. “É um encontro da Universidade com a comunidade através de um trabalho na área de saúde que visa a melhoria da qualidade de vida dos alunos e familiares da rede pública de ensino, objetivando uma população mais consciente”, afirma a Reitora.

Atividades – Na área de odontologia são realizadas atividades de triagem, escovação, prevenção à placa bacteriana e às caries; os alunos de Farmácia ficam incumbidos de realizar palestras sobre o uso de medicamentos e a automedicação.

Os estudantes do curso Tecnólogo em Gerontologia e Desenvolvimento Social enfocam o tema Envelhecimento e Velhice, com o objetivo de auxiliar a mudança de atitude da população brasileira frente ao envelhecimento e diminuir a discriminação e o preconceito contra os idosos. Para isso, serão realizadas atividades sobre saúde física (avaliação da dor, estado emocional, memória e aprendizado) e orientação sobre o auto-cuidado e sexualidade e aos cuidadores. Além dos alunos dos ensinos fundamental e supletivo, as palestras são destinadas aos pais e avós.

Todas as atividades serão documentadas por dois alunos de Jornalismo da UNISANTA. Eles elaborarão um jornal semanal com matérias, depoimentos e fotos do Projeto.