Uma visão multidisciplinar sobre o agravamento do Efeito Estufa será apresentada por especialistas no Seminário Aquecimento Global – O Pensar e a Força Local, promovido pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), na próxima terça-feira (5), às 9 horas, no Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento, que integra a programação da Semana José Bonifácio, é aberto ao público e tem apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação e do Instituto Topos.

Um dos temas abordados será As implicações biológicas do agravamento do efeito estufa, que mostrará resultados inéditos obtidos nas últimas pesquisas do Projeto EcoManage – Sistema Integrado de Gerenciamento de Zonas Costeiras, do qual a UNISANTA participa junto a instituições de pesquisas internacionais, com o apoio da União Européia. O assunto será ministrado pelo biólogo Fábio Giordano, doutor em Ecologia e pesquisador do Projeto, pela Universidade.

De acordo com a professora Marília Rossi, organizadora do seminário, o objetivo é “sensibilizar a sociedade para a promoção de medidas locais que possibilitem a redução do impacto do aquecimento global na região”.

Abordagens diferenciadas – Também haverá apresentação dos temas Vida e Existência – O último homem, a cargo do comportamentalista e articulista de A Tribuna, Luiz Alca de Sant’anna; Ação Local, Percepção de Limites e Necessidades, com o professor Alfredo Cordella, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNISANTA e do Instituto Topos; Paradiplomacia de Cidades e o Meio Ambiente Global, pelo prof. Gilberto Rodrigues, doutor em Relações Internacionais pela PUC/SP e professor de Pós-Graduação da UniSantos.

Aspectos Sociais do Agravamento do Efeito Estufa será o último tema exposto, com o economista José Pascoal Vaz, do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da UNISANTA. Em seguida, haverá debates com a mediação do editor do Caderno de Ciência & Tecnologia de A Tribuna, Marcus Fernandes, momento em que também será aberta a oportunidade para a participação do público.

O evento será realizado no auditório da UNISANTA, Rua Cesário Mota, número 8, 4º andar do Bloco E da instituição, com entrada franca.