A Secretaria de Estado da Saúde está com inscrições abertas, de 25 de maio a 6 de junho, para os universitários interessados em participar do projeto Jovens Acolhedores. A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) é a parceira do programa, que é referência em atendimento humanizado para todo o Brasil.

Trata-se de um projeto no qual os estudantes ficam responsáveis por oferecer o primeiro atendimento a pessoas que procuram os hospitais. Para exercer a atividade, os alunos receberão treinamento para amparar os doentes e seus acompanhantes, orientando e confortando os pacientes.

Segundo informações do site da Secretaria (www.saude.sp.gov.br), um dos objetivos do projeto é a humanização na área de saúde. “A qualidade da atenção, o interesse e a responsabilidade são aspectos enfatizados pela cultura da humanização que devem estar presentes desde o momento em que as pessoas chegam aos serviços de saúde”.

Na UNISANTA, podem participar os estudantes matriculados no primeiro ao penúltimo ano dos cursos de: Administração de Empresas, Ciências Biológicas, Educação Física e Esporte, Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Farmácia.

Cada aluno receberá uma bolsa de R$ 350 da Secretaria, que será complementada pela Universidade conforme o valor da mensalidade do curso. O contrato é de um ano, e os participantes devem ter disponibilidade de 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira. Na Baixada Santista, o projeto será desenvolvido no Hospital Guilherme Álvaro, onde serão oferecidas 20 vagas.

Inscrições e demais informações pelo site da Secretaria da Saúde: (www.saude.sp.gov.br). Posteriormente haverá um sorteio das vagas.

Jovens Acolhedores – Lançado em agosto de 2004, o projeto mostrou-se de grande sucesso no atendimento a pacientes e acompanhantes. Além da Grande São Paulo e da Capital, o Jovens Acolhedores será implementado em unidades hospitalares do interior e litoral do Estado.