Além de Nicholas, também participaram da coletiva de imprensa hoje, os atletas: Joanna Maranhão, Leonardo De Deus, Thiago Simon, Victor Colonese e Andréia Berrino, que fazem parte da equipe da Unisanta no Campeonato Brasileiro de Natação – Troféu José Finkel. As provas acontecem de 8 a 12/8, na Universidade Santa Cecília.

Medalhista de prata nos 50m borboleta do Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste e líder do ranking aos 37 anos, Nicholas Santos, nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta), conversou com a imprensa sobre os resultados do Mundial e a preparação para o Troféu José Finkel, na manhã desta segunda-feira (7). Na oportunidade, também estiveram presentes mais cinco atletas que participaram do Mundial: Joanna Maranhão, Leonardo de Deus, Thiago Simon, Victor Colonese e Andréia Berrino.

“Estou muito satisfeito. Todas as medalhas aos 37 anos são bem-vindas. No Mundial só tem caras fortes. Eu sabia que era o mais velho na competição, mas, quando subo no bloco, não penso em nada disso. Meu objetivo ainda é bater o recorde mundial nessa prova e vou trabalhar bastante para isso”, afirmou o atleta.

Nicholas repetiu a medalha conquistada em Kazan e, na Hungria, ficou atrás somente do britânico Benjamin Proud, que bateu em 22s75. Com o tempo de 22s79, o nadador ceciliano entrou para história como o medalhista mais velho de mundiais. O bronze ficou com o ucraniano, Andrii Govorov, que chegou em 22s84.

A rotina do atleta também foi destacada durante a coletiva. “O que muda é a recuperação. Hoje faço um treino mais qualitativo. Cuido mais da minha alimentação e da musculação. Minha parte genética também é muito boa. Estou feliz e o que eu mais gosto de fazer é competir. Tenho vontade de competir até 2020, mas vai depender de como o corpo irá reagir”, disse o nadador ao ser questionado sobre as diferenças entre sua preparação atual e dez anos antes.

“A natação do país vive um processo de transição, principalmente fora das piscinas. Acredito que a participação dos nossos nadadores no Mundial de Budapeste provou que o esporte ainda é muito forte no nosso país”, afirmou o presidente da Associação Santa Cecília de Esportes e pró-reitor Administrativo da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira.

“Não só através de um exemplo e uma referência de uma medalha, como a alcançada pelo Nicholas, ou até pelo recorde sul-americano da Joanna, mas por todas as nossas participações, do Thiago, do Léo, do Victor, da Andrea e do Guilherme”, acrescentou Teixeira. “O que depender do Santa Cecília, nós manteremos os nossos projetos e os planejamentos que estão sendo feitos e já estamos dando mostra do nosso trabalho visando à Olimpíada de 2020”, concluiu.

Entre os melhores do mundo – Ao longo dos dias 23 a 31 de julho, a equipe brasileira caiu nas águas da Hungria e trouxe grandes resultados nas provas de natação e maratona do Mundial de Budapeste. Além de Nicholas, Ana Marcela Cunha, também atleta da Unisanta, conquistou o tricampeonato mundial na prova de 25km de maratonas aquáticas. Foi a primeira vez que uma atleta feminina foi tricampeã de uma mesma prova no Mundial de Esportes Aquáticos organizado pela Federação Internacional de Natação (Fina).

Ainda pela Unisanta, Leonardo de Deus ficou em 11º. lugar nos 200m costas e em 14º. nos 200m borboleta e Thiago Simon ficou em 19º. nos 200m medley e em 26º. nos 200m peito. Recordista sul-americano nos 1500m livre, Guilherme Costa ficou em 19°. lugar, em sua estreia em mundiais. O maratonista Vitor Colonese ficou com a 22ª. colocação nos 25km e com o 40º. tempo nos 5km.

Troféu José Finkel – O Parque Aquático da Unisanta será sede do Troféu José Finkel, de 8 a 12 de agosto. Os maiores nomes da natação do País e até do exterior estarão em Santos para participar do segundo maior campeonato da temporada brasileira. Serão aproximadamente 290 atletas representando 41 agremiações de 13 estados.

“Na competição, meu objetivo é ajudar a Unisanta marcando o máximo de pontos e colocar a instituição no lugar que merece”, concluiu Nicholas.

Marcelo Teixeira falou ainda sobre a satisfação em receber o Troféu José Finkel em casa. “Estamos realizados em sediar uma competição tão importante do calendário nacional. Isso mostra o prestígio de uma instituição de ensino que faz um trabalho diferenciado, voltado à educação. Nós continuaremos trabalhando e investindo para dar a maior retaguarda e a melhor estrutura possível para que nossos sonhos sejam alcançados”, disse o pró-reitor.

Também estiveram presentes na coletiva a reitora e a presidente da Unisanta, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado e Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira; o diretor de Marketing, Prof. Marcus Teixeira Penteado; a diretora de Saúde, Caroline Teixeira, e o assessor da pró-reitoria acadêmica, Marcelo Teixeira Filho.