Monick Avelino Perez, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), está entre as melhores fundistas do País, figurando nos pódios das provas de 400, 800 e 1500 metros nado livre com incrível regularidade nos últimos três anos. Nas disputas em maratonas aquáticas, seu desempenho também é elogiável. Afinal, venceu os 10 KM dos Jogos Abertos do Interior, nas gélidas águas da Represa Billings, além de sempre figurar entre as melhores nas etapas das duas edições da Travessia Renata Agondi.

Apesar disso, ela acredita que viverá uma experiência inédita e desafiadora naquele que vem sendo definido como o maior show da natação mundial em águas abertas, a etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, marcada para o próximo dia 26, às 10 horas, na Praia do Boqueirão, em Santos.

Monick, que define a disputa como ”extremamente forte”, espera fazer uma boa competição: “Minha intenção é a de tentar acompanhar as favoritas até onde der. Sei que não será fácil, mas acredito no meu potencial”.

A nadadora já enfrentou algumas das adversárias desta etapa internacional, como as brasileiras Poliana Okimoto (Vice-campeã mundial dos 5 e 10 km) e Ana Marcella de Jesus (atual campeã brasileira), além da argentina Pilar Geijo, mas admite que pouco sabe sobre Britta Kamrau-Corestein, a alemã campeã do Circuito Mundial de 2006. “Sei que deve ser uma competidora de altíssimo nível, como também as norte-americanas, russas e italianas inscritas, mas quanto ao estilo, estratégia e ritmo nada sei. Mas, como existe a contrapartida, já que elas também pouco sabem de mim, a gente sempre pode contar com uma boa surpresa”.

Até a data da prova, Monick Pretende seguir seus treinamentos na piscina da UNISANTA, dentro da programação estabelecida por seu técnico Márcio Latuf, que busca dá uma boa preparação à atleta, visando principalmente as disputas em piscina, com ênfase para o Troféu Brasil, última seletiva para os Jogos Pan-Americanos, Rio 2007.

Nesta terça-feira (16/01), a partir das 10 horas, no Consistório da UNISANTA, à Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão, em Santos, ocorre mais uma reunião técnica da prova, envolvendo sua Comissão Organizadora, representantes das Secretarias Municipais de Esporte e Turismo, CET, Capitania dos Portos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e demais envolvidos.

PONTO ALTO DAS COMEMORAÇÕES – Definida pelo prefeito João Paulo Tavares Papa como ponto alto das comemorações de mais um aniversário da Cidade de Santos, a competição marca a abertura do mais importante circuito internacional de águas abertas, o 10 KM Marathon Swimming Wold Cup Fina 2007.

Pela primeira vez na história da natação mundial, os maiores nomes do esporte em maratonas aquáticas estarão reunidos em uma única prova, já que estão confirmadas as presenças dos atuais campeões do circuito mundial, o búlgaro Petar Stoichev (hexacampeão) e a alemã Britta Kamrau-Corestein, bem como dos campeões brasileiros Luiz Lima (UNISANTA) e Ana Marcela de Jesus, além da vice-campeã mundial dos 5 e 10 KM, a também brasileira Poliana Okimoto.

Mais de 50 atletas de 15 países já têm presença confirmada, enfatizando-se entre eles os integrantes dos chamados Top Five (cinco melhores dos rankings mundiais feminino e masculino). Segundo o árbitro internacional e diretor de Maratonas Aquáticas da Federação Aquática Paulista (FAP), Igor de Souza, esta será a competição com o maior número de atletas do 1º. escalão das maratonas aquáticas do mundo. “Em nenhuma etapa até hoje observei tantas estrelas juntas para disputar uma prova do circuito”, exulta.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Sabesp e Terracom.